Máquina de lavar louça: 10 razões pelas quais estamos usando este eletrodoméstico errado de acordo com especialistas
Inventada para evitar que a louça fosse danificada pelos lavadores de pratos nos restaurantes, a máquina de lavar louça se tornou agora indispensável nas nossas cozinhas; quem poderia enfrentar um grande almoço com amigos ou parentes com serenidade sabendo que depois teria que lavar tudo? Provavelmente ninguém. Além de aliviar nossos esforços, também nos permite reduzir o consumo de água. Mas se hoje é um dos eletrodomésticos mais usados e difundidos em nossas casas, muitas vezes nos deparamos com muitos pequenos erros de uso que nos levam a estragar a louça ou reduzir seu desempenho.
Então, como podemos aproveitar ao máximo a nossa máquina de lavar louça? Listamos 10 motivos pelos quais erramos ao utilizá-la, para otimizar seu uso.
1. A localização
Creativo
O primeiro erro que cometemos ao usar a lava-louças está na instalação: sendo um eletrodoméstico que emite calor, na verdade, seria preferível posicioná-lo longe da geladeira ou do freezer, como é feito com o forno. A combinação de aparelhos que emitem calor com aparelhos que resfriam obriga ambos a trabalharem mais para manter as temperaturas constantes, aumentando o consumo de eletricidade.
2. Pré-lavagem
Creativo
Enxaguar a louça antes de colocá-la na lava-louças é uma prática que deveria ter sido abandonada há muito tempo. De fato, as máquinas de lavar louça modernas garantem um ótimo desempenho mesmo com louça muito suja; muitas também são equipadas com sensores que permitem calibrar a lavagem de acordo com a sujeira. A pré-lavagem da louça é, portanto, uma perda inútil de tempo, esforço, água e eletricidade. É muito melhor retirar os resíduos sólidos e colocar a louça diretamente no aparelho.
3. Carregamento
Creativo
O carregamento também afeta a exatidão do uso. Uma carga realizada corretamente permite de fato lavar várias louças ao mesmo tempo reduzindo o número de lavagens e evitando encontrar resíduos de sujeira no final do ciclo. Então comece com os pratos mais volumosos, depois continue com os pedaços menores para ocupar todo o espaço disponível. Os talheres devem ser colocados no cesto especial com o cabo voltado para baixo para garantir uma melhor limpeza. Por fim, é necessário garantir que os bicos estejam livres e possam girar para que a água chegue em toda a louça.
4. Abrilhantador e sal
Creativo
O abrilhantador ajuda a reduzir a tensão superficial da água garantindo uma melhor secagem da louça no final do ciclo e evitando a formação de manchas e a secagem manual. O sal, por outro lado, é essencial para amaciar a água e evitar manchas de calcário na louça, mas também a acumulação de calcário nos canos, que pode se danificar a longo prazo, obrigando a reparações dispendiosas.
5. Modo ECO
Creativo
As máquinas de lavar louça de última geração dispõem de um programa ECO que permite otimizar os consumos garantindo o máximo rendimento. O conselho é sempre usar este modo, possivelmente lavando à mão as panelas e frigideiras mais sujas que tememos que não saiam limpas após a lavagem na máquina de lavar louça.
6. Limpeza
Creativo
A máquina de lavar louça também precisa ser limpa regularmente. Vamos lembrar de realizar periodicamente um ciclo de limpeza sem descuidar dos filtros e vedações de borracha, onde facilmente se acumulam resíduos de sujeira que permitem também a proliferação de bolores. Para a limpeza, podemos realizar uma lavagem vazia em altas temperaturas despejando 100 g de bicarbonato de sódio ou um litro de vinagre branco ou suco de limão no fundo da lava-louças.
7. Sujeira
Creativo
Ao carregar a máquina de lavar louça, certifique-se de que o nível de sujeira seja o mesmo; se você não for cuidadoso, de fato, corre o risco de colocar no mesmo ciclo de lavagem pratos que requerem uma lavagem mais profunda e pratos para os quais um ciclo curto seria suficiente. Quanto à máquina de lavar, o conselho é dividir a louça de acordo com o grau de sujeira, para evitar ter que lavar novamente a louça mais suja.
8. Louça errada
Creativo
Existem louças que não podem ser lavadas na máquina de lavar louça; se não quiser arriscar ter que trocá-las antes do tempo, lembre-se de preferir lavar à mão. Alguns exemplos são utensílios de madeira, recipientes de alumínio, copos medidores e jarras graduadas com entalhes impressos, copos de cristal, garrafas, objetos de cobre e estanho. De qualquer forma, verifique sempre se o símbolo da máquina de lavar louça está presente e, em caso de dúvida, lave à mão. Da mesma forma, é melhor evitar lavar os recipientes descartáveis na máquina de lavar louça: basta esvaziá-los completamente e enxaguá-los rapidamente em água corrente.
9. Detergente
Creativo
A sua escolha do detergente pode resultar em uma grande quantidade de desperdício, além de potencialmente arruinar seu eletrodoméstico. Prefira detergentes ecológicos e em pó; se quiser, pode fazer um com as próprias mãos de forma fácil e rápida: basta bicarbonato de sódio e sabão de Marselha na proporção de 2:1. Para o abrilhantador pode utilizar 15 g de ácido cítrico dissolvido em 100 g de água.
10. Fechada se não for usada
Creativo
Por último, quando a máquina de lavar louça não estiver a funcionar, aconselhamos que deixe a porta entreaberta, de forma a garantir a circulação do ar e permitir uma boa secagem dos vários componentes. Isto é especialmente verdadeiro para as juntas de borracha, que são muito delicadas e facilmente sujeitas ao acúmulo de sujeira e consequente proliferação de bolores.
E você, quais e quantos desses erros comete ao usar a lava-louças?