Hóspedes e boas maneiras: 8 situações constrangedoras que podem ser evitadas com os devidos cuidados
No trato com os hóspedes existem regras de etiqueta que convém seguir, mesmo que não estejam codificadas em nenhum manual ou sujeitas a sanções particulares.
É apenas uma questão de bom senso e empatia, habilidades muito apreciadas em todas as ocasiões, que podem ajudar a evitar transtornos ou situações constrangedoras e desagradáveis. Claro, nem todo mundo possui essas qualidades ou consegue liberá-las sempre no momento certo. Pode, portanto, colocar certos hóspedes em situações desconfortáveis das quais é difícil sair.
Para evitar surpresas desagradáveis e ser anfitriões perfeitos, é bom lembrar de implementar alguns cuidados. Continuando a leitura, através de alguns exemplos concretos, você entenderá do que estamos falando.
Antes de oferecer qualquer coisa, seja bebida quente ou fria, o ideal é perguntar ao hóspede sobre suas preferências. Caso contrário, você pode se encontrar em uma situação em que é oferecido algo que o hóspede não gosta ou não pode aceitar por qualquer motivo. E esta é uma circunstância infeliz para ambos os lados.
Animais de estimação são muitas vezes considerados os melhores amigos. Mas há pessoas que têm pouca tolerância, por questões de higiene, medo ou, em muitos casos, sofrem de alergias. Fazer com que o hóspede encontre um sofá cheio de pelos de cachorro ou gato, ou o animal enrolado diretamente nele, pode não ajudar a situação.
Os pisos, ao esperar por alguém, devem estar razoavelmente limpos, pelo menos à vista, ou a casa parecerá ter uma aparência miserável que muitas pessoas dificilmente toleram.
É muito melhor evitar, ao receber convidados, ser encontrado com trapos, vassouras e tudo o que for necessário para a limpeza. Poderia transmitir a mensagem de que você se comprometeu a fazer outra coisa e que a visita não é bem-vinda ou mesmo uma perda de tempo. Ou pode parecer que a limpeza só foi feita naquela ocasião porque alguém era esperado.
Sempre para evitar que a visita se sinta um incômodo, evite também ser encontrado com a mesa posta ou com uma refeição em andamento.
Tente não fazer com que um hóspede se sinta constrangido por ter que pedir papel higiênico porque acabou. Sempre verifique se tem antes que alguém chegue ou, para garantir, deixe um rolo sobressalente por perto.
Quando o convidado traz um bolo ou qualquer outra coisa que vocês possam comer juntos, a etiqueta e as boas maneiras sugerem que você não guarde para comer depois, mas ofereça ao próprio convidado.
E depois há quem, por questões de higiene ou por certas visões culturais, prefira andar descalço em casa. Nunca coloque um convidado na posição de ter que tirar os sapatos. É algo que pode incomodar muitas pessoas.
Você já se viu em situações desagradáveis como hóspede ou anfitrião?