Hidrocultura: com quais plantas começar para facilitar a transição da terra para a água
A hidrocultura é uma técnica de cultivo muito antiga, mas que só encontrou uma certa difusão nas últimas décadas. Consiste em cultivar plantas sem solo, apenas com água e, se necessário, argila expandida que serve de suporte para as raízes e garante maior arejamento. Para sua confecção você vai precisar de alguns materiais simples: um porta-vasos sem furos para escoamento, um vaso com argila expandida onde ficará a planta, um indicador de nível para garantir sempre a quantidade certa de água e uma solução nutritiva específica.
A transição do cultivo do solo para o da água é bastante complicada e nem todas as plantas a toleram; é necessário limpar bem as raízes do solo e inserir a planta no vaso com argila expandida, encher o porta-vasos com água até o nível e por fim inserir o vaso.
Dessa forma, as plantas exigirão menos manutenção, terão maior autonomia hídrica e crescimento mais rápido. Mas quais são as plantas mais indicadas para iniciantes desse tipo de cultivo? Com certeza aquelas já reproduzidas por corte, que se adaptam melhor ao substrato e umidade. Vamos descobrir algumas delas juntos.
1. Tulipa
Os bulbos, assim como as estacas, são excelentes para iniciantes, pois se adaptam a essa técnica com muita facilidade. As tulipas são uma excelente ideia para começar: basta colocar os bulbos sobre um punhado de pedrinhas e encher o vaso com água até tocar no fundo do bulbo, nunca até cobrir, senão pode apodrecer. Armazene em um local quente e iluminado e você verá suas tulipas florescendo o ano todo.
2. Amarílis
A amarílis é outra flor bulbosa maravilhosa que podemos cultivar em casa para dar um pouco de cor e que se adapta muito bem ao cultivo na água, mesmo que precise de alguns cuidados. O procedimento é o mesmo da tulipa e, se você mantiver sua planta em um local quente e claro, logo a verá florescer. Lembre-se de prestar muita atenção ao nível da água: nunca deve tocar no bulbo para evitar que apodreça e troque regularmente para garantir que esteja sempre limpa.
3. Jacinto
Outra planta bulbosa que pode ser facilmente cultivada na água é o jacinto. Essa planta pode ser cultivada facilmente em um vaso ou copo cheio de água até o ponto logo abaixo do local do bulbo. Para que as raízes se desenvolvam, será necessário mantê-las em local fresco, abaixo de 10 graus, e no escuro por pelo menos seis semanas. Você pode mover a planta para um local claro ao ver um broto verde de cerca de 7 cm, virando o copo meia volta de vez em quando para evitar que tombe.
4. Alecrim
Mesmo as plantas aromáticas podem ser facilmente cultivadas em hidrocultura, especialmente se forem desenvolvidas a partir de estacas. Mesmo a hidrocultura permite que as ervas aromáticas cresçam mais rapidamente e tenham um maior teor de óleos essenciais, com vantagens interessantes para a sua utilização na cozinha. O alecrim pode ser cultivado em vaso de vidro cheio de água até a raiz em local bem ensolarado.
5. Pothos
É possível cultivar pothos em água a partir de uma estaca com caule de no mínimo 15 cm, imersa em uma jarra com água limpa e exposta ao sol indireto. As raízes surgirão após 7 a 14 dias e você pode optar por deixá-las na água mesmo quando chegar a hora de movê-las para o solo. Para crescer na água, você precisará de um fertilizante líquido a cada 4-6 semanas para facilitar o crescimento.
6. Antúrio
O antúrio pode se adaptar bem ao cultivo na água desde que alguns cuidados sejam respeitados. A temperatura ambiente deve se situar entre os 18 e os 30 graus, a humidade ambiente deve ser elevada, a circulação do ar e a iluminação abundante devem ser garantidas. Também seria aconselhável fertilizar regularmente com fertilizante mineral rico em fósforo e potássio.
7. Babosa
Entre as plantas suculentas, a babosa é uma das que melhor se adapta bem ao cultivo em água. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar na rega, para evitar que as raízes apodreçam.
8. Orquídea
A orquídea pode ser convertida em hidrocultura desde que a planta esteja sã e os utensílios esterilizados. Seria aconselhável esterilizar o vaso com água sanitária ou com fervura antes de usá-lo. Em seguida, é necessário retirar a planta do vaso anterior e enxaguar todas as raízes para retirar qualquer resíduo de terra e casca. Corte as raízes podres ou secas e desinfete-as com água oxigenada. Neste ponto você pode colocar no vaso e só então adicionar 2-3 cm de água no fundo, de forma que apenas as pontas das raízes fiquem molhadas.
Qual planta você escolheu para iniciar seu cultivo na água?