Secar roupas no radiador sem criar umidade: aqui estão os truques para fazer isso
Secar roupas no inverno muitas vezes se torna uma tarefa árdua. O frio, a chuva e o alto índice de umidade tornam essa tarefa diária extremamente difícil, indispensável para praticamente todos. Aqui, então, tentamos nos contentar com métodos improvisados.
E depois do varal, o expediente mais utilizado certamente é o radiador. Quem nunca secou roupas neles? É um truque que, mais cedo ou mais tarde, pelo menos uma vez, todos colocam em prática. E muitas vezes acaba por ser útil para secar a roupa mais rapidamente, mas com a consequência de encher a casa de humidade o que não é propriamente uma coisa muito agradável e saudável.
Existem, no entanto, maneiras de evitar a umidade ou, pelo menos, reduzi-la. Com os devidos cuidados é possível secar roupas nos aquecedores sem causar muitos danos.
Creativo
Se você realmente não pode deixar de secar a roupa nos radiadores, tome alguns cuidados que podem fazer a diferença para ter um ar menos úmido e mais limpo.
- Use o varal: em vez de empilhar todas as roupas no radiador, fazendo com que o grau de umidade da casa suba repentinamente, coloque-as em um varal que você posicionará em frente ao próprio radiador. Roupas molhadas não ficarão em contato direto com a fonte de calor, mas ainda se beneficiarão com ela, secando mais rápido. O grau de umidade será menor e o calor poderá se espalhar por toda a casa e esquentá-la mais rapidamente. Entre as vantagens, portanto, está também o menor desperdício de gás.
- Prefira roupas pequenas: se não conseguir colocar tudo no varal, porque são muitas roupas, escolha roupas pequenas (como roupas íntimas) para colocar no radiador e deixe as maiores no varal. De qualquer forma, nunca as sobreponha criando camadas sobre camadas. Assim, a superfície do radiador não ficará totalmente coberta, continuando a espalhar o calor necessário para secar as demais roupas, aquecer o ambiente e deixar o ar menos úmido.
- Evite os quartos: para secar roupas, escolha cômodos que já tenham um grau significativo de umidade, como o banheiro. No entanto, evite quartos onde você dorme e onde o ar, para ser saudável, deve permanecer absolutamente puro. O risco de desenvolvimento de mofo e fungos é muito alto e, portanto, é melhor escolher outros ambientes.
- Deixe a casa arejar: mesmo que esteja muito frio, abrir frequentemente as janelas e varandas para deixar o ar mudar, na hora de secar as roupas lá dentro, vai te ajudar a manter o ambiente mais saudável e menos úmido.
- Use arroz ou sal para absorver a umidade: parece que alguns alimentos como arroz e sal grosso podem desumidificar o ar absorvendo o excesso de umidade. Coloque uma pequena tigela cheia de um ou outro ao pé do radiador, ao lado das roupas. Você notará a diferença imediatamente.
Você já conhecia esses segredinhos?