Janelas velhas? Descubra como isolá-las para evitar correntes de ar e manter o calor dentro de casa

por Roberta Freitas

28 Dezembro 2022

Janelas velhas? Descubra como isolá-las para evitar correntes de ar e manter o calor dentro de casa

Sentir as correntes de ar frio entrando pelas janelas não só é muito incômodo e potencialmente prejudicial à saúde, como também é um fator que contribui para aumentar o consumo de energia quando se deseja aquecer a casa. Significa, de fato, que as aberturas não estão bem isoladas, e isso pode ser devido ao fato de serem muito antigas, portanto construídas com critérios ou materiais obsoletos; ou que com o tempo foram arruinados e há necessidade de intervir de alguma forma.

Aliás, não necessariamente a única solução seja a substituição das janelas, o que envolve um gasto muito grande. Existem maneiras de isolar as janelas e reduzir bastante a perda de calor. Leia para saber mais.

mercfh85/imgur

mercfh85/imgur

Se você notar rachaduras nos caixilhos das janelas, considere preenchê-los com espuma de poliuretano, mas somente quando as rachaduras forem grandes o suficiente.

Alternativamente, é possível proceder com a calafetagem, a ser utilizada quando houver trincas mais finas: trata-se de selá-las com silicone, ou látex especial, procedimento que é o mesmo utilizado entre as tábuas que compõem os cascos dos navios, para impermeabilizá-los.

Jackiedees/Reddit

Jackiedees/Reddit

Quando, por outro lado, não há rachaduras e fissuras ao redor da moldura ou sobre ela, mas talvez o problema esteja no ponto de junção do vidro com a madeira, muitas vezes são usadas juntas isolantes, geralmente de borracha. Elas são baratas, mas precisam ser substituídas com mais frequência, pois se desgastam rapidamente em comparação com outros métodos.

Novamente, para aumentar a capacidade isolante do vidro, existem películas especiais, que se instalam em contato com o vidro. Elas são espalhadas no vidro e também são capazes de filtrar os raios solares, trabalhando também contra o calor do verão.

Depois, existem soluções mais rudimentares que, no entanto, às vezes podem ser úteis em emergências ou talvez em ambientes menos habitados, como sótãos e depósitos: em vez de filmes, você pode usar folhas de plástico bolha (plástico com bolhas de ar), que na verdade isola muito bem. Ou podem ser adicionados filmes plásticos que não ficam em contato com o vidro, mas que criam uma espécie de segundo vidro: eles são de fato fixados aos caixilhos e, portanto, criam uma câmara de ar entre eles e o vidro que desempenha a mesma função como os vidros duplos.

Você já experimentou alguma dessas soluções?