Maravilhoso dente-de-leão: a sua flor permanece seca quando imersa na água
Quantas vezes, quando crianças e adolescentes, colhíamos dentes de leão para fazer suas pequenas sementes voarem com um sopro? Os dentes de leão são os frutos do taraxacum, uma erva muito comum nos nossos prados graças à capacidade das suas sementes de voarem até quilômetros de distância da planta-mãe, levadas pelo vento para dar origem a novas plantas. De fato, encontramos muitas delas nos prados e à beira das estradas, acompanhadas pelo característico amarelo intenso das flores durante o verão.
Mas ser transportado por longas distâncias não é a única habilidade extraordinária dessas bolinhas peludas: você já tentou mergulhá-las na água? Se a resposta for não, sugerimos que tente: será uma experiência muito fácil que deixará você e seus filhos sem palavras de espanto.
via @mrs.b.tv/TikTok
Um dos experimentos científicos propostos por @mrs.b.tv em seu canal TikTok ajuda você a aprender mais sobre a natureza e os mecanismos que a ajudam a prosperar simplesmente usando um copo d'água. Conseguir uma dessas flores é muito fácil; quando você tiver sua flor perfeita, encha um copo com água e mergulhe-a de cabeça para baixo. Você verá a surpresa ao retirá-la: o flor estará seca!
Isso faz sentido do ponto de vista evolutivo, pois para que os dentes de leão garantam a germinação das sementes e o nascimento de novas plantas eles devem ser resistentes à chuva, o que não os impedirá de espalhar as sementes voando pelo ar. Como isso é possível? Simples: suas flores têm a capacidade de armazenar ar e por isso, uma vez imersas na água, não podem molhar. Justamente esse experimento, conduzido por uma jovem para um trabalho de ciências, levou à realização de um estudo da Universidade de Trento, que analisou essa capacidade para aplicá-la à engenharia na criação de aparelhos para mergulho. Esse é um exemplo de como qualquer pessoa pode fazer descobertas extraordinárias simplesmente observando a natureza e sua dinâmica.
Às vezes a natureza é capaz de nos ensinar grandes coisas começando pelo mais simples; veja o vídeo para descobrir!