Contrastes fortes: destaque a ilha na cozinha com combinações de cores de forte impacto
Poder organizar os espaços da cozinha de forma a ter uma ilha dominando seu centro com todos os acessórios e utensílios necessários (às vezes até pias e eletrodomésticos) torna esse espaço da casa ainda mais agradável de se viver. Quando se pensa em instalar uma ilha na cozinha, porém, além do seu tamanho e do tipo de equipamento com os quais se deseja dotá-la, também é possível aproveitar esse elemento tão importante a nível decorativo. Em particular, quando você não quer escolher um design muito ousado para todos os móveis da sala, pode se permitir um toque um pouco mais extravagante nos materiais ou cores da ilha, o que cria um contraste com o resto.
Assim, aquele detalhe que domina o centro será realmente a estrela de toda a cozinha, e poderá dar personalidade sem ter que exagerar nas decorações e cores ousadas no restante do cômodo. Confira as ideias abaixo.
Uma explosão de cores: um amarelo vibrante no centro da cozinha sabe mesmo como chamar a atenção e deixar tudo mais alegre e animado. Assim, o restante da cozinha também pode ficar mais neutro, com superfícies brancas e detalhes em madeira. Moderno e acolhedor.
Um verde arrojado, com detalhes em latão ou dourado: fica lindo em um parquet quente, quando o restante dos móveis é branco - inclusive as bancadas. De fato, em uma sala muito iluminada, um grande móvel com cores ousadas consegue encontrar espaço sem dar uma impressão opressiva.
Quando se trata de ilhas coloridas, geralmente nos referimos à madeira laqueada, que funciona tanto em móveis com design arrojado e minimalista quanto em móveis um pouco mais antigos, aos quais talvez uma cor pop possa dar aquele toque a mais que os torna bonitos e modernos.
Mesmo abandonando a ideia de cores pop que se destacam do restante dos móveis, o contraste nos móveis da cozinha também pode ser dado por um material diferente. Por exemplo, um revestimento de tijolos ou até mesmo uma ilha de alvenaria!
Pode também ousar criar um contraste que não seja tanto cromático, mas jogado nos acabamentos de madeira, ou melhor, nas molduras: a ilha do centro terá assim um estilo (e também uma cor) ligeiramente diferente das restantes do ambiente.
A regra de ouro para poder inserir um móvel sólido e de cor escura em qualquer ambiente é que esse seja sobretudo luminoso e espaçoso.
Brincar com as cores para enfatizar o elemento do centro será a maneira de conseguir dar aquele toque colorido que não poderia ser usado em outro lugar.
E talvez com o tempo você até pense em repintar apenas a ilha para mudar a atmosfera de toda a cozinha!
Uma vez garantidas as medidas mínimas de distância entre as bordas da ilha e os dos restantes móveis que enquadram a cozinha, resta escolher a cor, o material ou o acabamento que possa realçar ainda mais aquela peça grande que triunfa no centro de tudo. Que tal mobilar uma cozinha com ilha?