Fotos improváveis: 11 vezes que a perspectiva enganou nossos olhos
Houve um tempo em que era preciso esperar revelar o rolo de filme para saber se a foto tinha saído do jeito que você imaginava, mas isso já passou. Agora clicamos e sabemos na hora se a foto saiu boa ou ruim. Mas ainda há momentos em que as imagens captadas por nossas câmeras conseguem nos surpreender.
É tudo uma questão de perspectiva e contexto: sem saber o que estamos vendo, nosso cérebro pode registrar a imagem de forma diferente do que realmente é à primeira vista. Dê uma olhada nas fotos abaixo para ver o que parecem para você!
Quando se deitam (que costuma ser no nosso sofá ou cama), alguns gatos se enrolam, mas este virou uma frigideira. De ferro fundido, ao que parece, ou com fundo queimado.
Olhando para esta foto às pressas, alguns cinéfilos poderiam confundi-la com uma daquelas telas com a chuva de códigos que imortalizaram o mundo de Matrix, quando na verdade estamos diante de um campo cultivado visto de cima.
Este corte terrível em um sofá de couro é, na verdade, o rastro deixado por um barco que atravessa o mar.
Ah mais um acidente que destrói a tela do celular... Ou talvez não. Aqui vemos um detalhe de uma banheira cheia de água e sabão. Mesmo que não saibamos porque aquela água parece tão escura e talvez nem queiramos saber.
Christina Worthington/Facebook
Este cachorro ficou famoso online como "Blackhole Ben" porque, na verdade, ele se parece com um buraco negro. Ou aquelas fofas bolas de fuligem que você vê em alguns filmes de animação de Hayao Miyazaki!
"Não tenho certeza se estava na pista 1 ou na pista 0". Dúvidas razoáveis.
Você já viu aquelas fotos de viagens tiradas por alguém que sabia juntar perfeitamente duas imagens do mesmo lugar, de forma que uma única foto mostrasse dois momentos diferentes, talvez duas estações, ou dia e noite? Bem, não é esse o caso. Aqui o efeito ótico da linha divisória no meio é dado pelo alinhamento perfeito dos postes de iluminação! E mesmo assim, parabéns ao fotógrafo.
Nunca vi um edifício tão fino quanto uma folha de papel!
Uma casa com vista para o mar, um esplêndido dia de sol com o vento a varrer a praia. Você a admira da sua sala com vista e então percebe a aranha gigante dentro da luminária. E você pode não ter se recuperado antes de perceber que era a sombra da moldura da própria lâmpada.
Outro caso em que a perspectiva prega peças, fazendo uma pessoa encolher incrivelmente.
Um centauro preparando uma salada.
Dá vontade de buscar por perspectivas improváveis para criar fotos como essas!