6 dicas a seguir para mobiliar o quarto de maneira impecável
Escolher os móveis para qualquer cômodo da casa é sempre um momento importante: muitas vezes é um gasto enorme, a ser pensado com cuidado para obter o resultado que você prefere, sem estourar o orçamento ou se cercar de móveis e elementos de design que possam deixar entediado em breve. Assim, encontrar o compromisso certo entre conforto, estilo e longevidade do mobiliário é sempre um desafio.
No entanto, acompanhar os tempos não é tão impossível, especialmente se você optar por preferir critérios de decoração que pareçam mais duráveis com o tempo, aqueles que sempre deixam espaço para organizar, atualizar e renovar o visual de um ambiente. Portanto, se você deseja criar um quarto que seja moderno, mas também acolhedor, e que não te deixe entediado em alguns anos, aproveite os conselhos abaixo.
A cama gigante
Compatível com o tamanho do quarto, uma cama realmente grande e espaçosa é o primeiro elemento a considerar: se você tiver a oportunidade de inseri-la no quarto, faça isso sem muita hesitação. Torna-se a verdadeira protagonista, comunica uma sensação de conforto e intimidade, fazendo do quarto o ninho onde se refugiar e sempre que quiser refrescar o mobiliário do quarto será mais do que suficiente intervir em lençóis, mantas, colchas e vários travesseiros, vistos ocupando a posição mais importante!
Cores neutras, mas nunca chatas
O quarto deve nos permitir relaxar e nos livrar das tensões da vida cotidiana, por isso o grande ditado de preferir cores neutras, claras e naturais permanece sempre atual. No entanto, isso não significa que você deva ficar entediado: procure uma combinação de tons inspirados na natureza, que saibam relaxar e que, no entanto, sejam o fundo ideal para cores complementares um pouco mais brilhantes e saturadas, aquelas que vão dar um impulso de energia. Dessa forma, você pode usar pequenos detalhes (vasos, objetos, luminárias, etc.) que se destacam no fundo de tons neutros.
Mistura de fantasias
Quanto aos têxteis e decorações de parede, como o fundo é neutro, pode misturar diferentes padrões e texturas, até mesmo materiais diferentes. De fato, a uniformidade absoluta produz ambientes assépticos e enfadonhos, enquanto uma combinação hábil de elementos diferentes, mas complementares, é a chave para personalizar com estilo.
Peças únicas e personalizadas
Se tiver oportunidade de inserir móveis sob medida, ou talvez feitos com bricolage, como em certos casos de transformação e recuperação de peças antigas e em desuso, não hesite. Contribuem de forma exemplar para que o quarto pareça ainda mais seu, e contam algo sobre você.
Arte e decorações
Sempre visando um ambiente onde não haja exageros de formas e cores, a opção por dar um toque original e único através da inserção de peças decorativas, como estátuas, vasos de design, quadros, estampas etc., deve ser sempre incentivada. O importante é não exagerar: não encha as superfícies disponíveis com muitas coisas se não quiser arriscar que o quarto fique opressivo.
Poucos mas bons
Outra orientação a ter em conta é escolher, no que diz respeito aos móveis principais - sobretudo a cama - modelos de excelente qualidade e prontos para durar no tempo. Não só deve garantir qualidade e conforto, mas é um investimento para o futuro: se tiverem linhas simples e clássicas, será muito fácil deixá-las no quarto mesmo que você queira revolucionar os móveis. E, de fato, reformar o cômodo sairá mais barato, pois você poderá focar em tudo, menos nas peças principais!
Como é o quarto dos seus sonhos?