Pendurar roupas no radiador: truques para evitar maus cheiros
Quando lá fora está frio e chove, e por isso não se pode pendurar a roupa ao ar livre para a deixar secar naturalmente, nem ter uma secadora para acelerar todo o processo, então muitos de nós, nas estações frias, recorremos ao clássico remédio do radiador.
Colocar roupas menores nos radiadores nos ajuda a deixar espaço nos varais para roupas mais volumosas ou talvez até lençóis e roupas de cama diversas. No entanto, às vezes, um cheiro desagradável vem das roupas penduradas no radiador, que também permanecem nos próprios tecidos depois de secos. Como corrigir isso?
Creativo
O principal motivo é a umidade: tanto a que fica presa nos tecidos quanto a gerada no ambiente onde as penduramos. Portanto, uma primeira dica útil é pendurar nos radiadores apenas as roupas que conseguiram eliminar a maior parte da água da lavagem por meio de uma intensa fase de centrifugação. Talvez seja o caso de roupas menos delicadas, como roupas esportivas, fronhas ou toalhas de banho. Ou, em qualquer caso, roupas feitas de tecidos não muito grossos, que não são bons porque armazenam muito mais água.
Outras vezes, as roupas podem ter sido lavadas da maneira certa, mas ficaram encharcadas com umidade extra porque não foram retiradas da máquina de lavar com a rapidez suficiente, que ficou fechada por horas após o término da lavagem. Portanto, se você não pode planejar lavar a roupa quando também tiver tempo, logo em seguida, para pendurar tudo, pelo menos abra a porta da máquina de lavar ou, melhor ainda, retire as roupas do tambor e espalhe-as da melhor maneira possível em alguma superfície na qual não fique muito lotada.
Então, tanto no radiador como no varal, às vezes a roupa exala maus cheiros mesmo depois da lavagem porque as fibras estão saturadas de detergente: se for usado em excesso, não for bem enxaguado, a longo prazo, resulta em cheiros desagradáveis.
Creativo
Mesmo na hora de espalhá-las no radiador, não as empilhe umas sobre as outras. Quanto mais você dificultar a evaporação da água deixada dentro delas, mais serão um veículo para maus cheiros.
Novamente, se certifique de arejar o ambiente ou manter um desumidificador ligado pelo menos na primeira hora ou meia hora em que as roupas estiverem secando no radiador.
Para aproveitar o calor do radiador, então, você pode colocar as roupas parcialmente sobre ele e depois esticá-las no varal que você terá posicionado próximo. Dessa forma, ainda haverá circulação de ar e o calor produzido também fará com que o restante da roupa seque mais rapidamente, reduzindo o nível de umidade que é gerado no ambiente.
São pequenos passos que podem fazer a diferença!