Ralo e filtro da pia sujos: saiba como limpá-los de maneira fácil e eficaz
A pia da cozinha entra em contato todos os dias com muitos tipos diferentes de sujeira, muitas vezes gordurosas, das quais podemos nos livrar com um pouco de esforço. Mas sabemos vão parar nos canos logo abaixo do ralo, e às vezes a sujeira adere às paredes dos canos, ou cria obstáculos que então formam entupimentos e maus cheiros. Nesses casos também percebemos pelo mau escoamento da água, mas na realidade, mesmo quando não há odor desagradável ou problema de escoamento, há sujeira.
A maioria das pias modernas tem um filtro no ralo que pode ser facilmente desmontado para permitir uma limpeza um pouco mais completa regularmente. Esta é uma operação muito fácil e necessária, que é melhor não adiar muito para não ter que lidar com o problema do ralo entupido depois.
Também podemos ver em um vídeo da conta irepassionecasa no Instagram.
A primeira parte a retirar é aquela com a grelha finamente trincada: ao fazer isso, notamos que existe um parafuso no centro da roda que aparece por baixo. Se você tiver uma chave de fenda adequada em mãos, pode desparafusá-la facilmente, caso contrário, pode fazer como no vídeo, ou usar a borda do filtro recém-retirado como chave de fenda, girando tudo na carcaça.
Nessa altura se torna fácil desmontar a placa que vê à sua frente, e muito provavelmente estará toda coberta por uma camada de terra ligeiramente barrenta e acastanhada. Equipe-se com luvas (caso ainda não o tenha feito) e um creme desengordurante próprio para a limpeza de metais. Com a ajuda de uma escova de dentes velha, então, você só terá que esfregar pacientemente em todas as partes móveis recém-desmontadas e nas fixas do ralo que conseguir alcançar. É um trabalho árduo a ser feito pelo menos duas vezes por mês, mas que garante uma excelente higiene e evita entupimentos e problemas desagradáveis com o ralo.
E se você não tiver o creme de limpeza em mãos, pode criar uma pasta de bicarbonato e água, e talvez deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar. De fato, a essa pasta você pode adicionar apenas duas ou três gotas de um óleo essencial de sua escolha, para também ter um excelente perfume e aproveitar qualquer propriedade antifúngica ou antibacteriana (como acontece com o óleo de tea tree, mas também outros).