Ordem e limpeza na cozinha: 6 dicas que salvam a organização
A cozinha é um dos espaços domésticos que mais usamos. É onde todos passam a maior parte do dia, cozinhando e consumindo as três refeições principais, mas também simplesmente conversando com familiares e amigos tomando um bom café ou chá.
Por esse motivo, é o ambiente mais difícil de manter limpo e arrumado. E é por isso mesmo que é preciso dar mais atenção a ele e adotar alguns cuidados diários que possam garantir a ordem constante, evitando criar caos e aumentar os afazeres do dia a dia.
Resumindo, na cozinha a palavra de ordem é organização. Aqui estão, então, alguns segredinhos para ter uma organização perfeita e duradoura da cozinha. As dicas são poucas, mas eficazes. Você pode descobri-las abaixo.
- Divisão de papéis: uma pessoa cozinha e outra lava. Esta é a distribuição perfeita de tarefas para garantir um bom equilíbrio organizacional e evitar que a sujeira e a desordem se acumulem.
- Organização dos espaços: a ordem pressupõe uma divisão rígida dos espaços através da separação rigorosa por categoria de contentores, prateleiras, ganchos e barras. Cada elemento tem o seu lugar: esta é a regra.
- Descarte diário do lixo: garantir que ao final de cada dia o lixo produzido na cozinha seja jogado fora ou descartado é outro detalhe que garantirá a excelente ordem.
- Compra de produtos que economizam espaço: tente se equipar o máximo possível com pratos e acessórios de cozinha projetados para ocupar o menor espaço possível. Compre-os, portanto, o mais empilháveis possível ou que possam ser armazenados em caixas e estojos especiais.
- Gavetas fechadas: uma regra fundamental que pode parecer supérflua ou até absurda é manter as gavetas e portas sempre bem fechadas, na hora de cozinhar ou limpar. É aí que mais se acumula a sujeira dos salpicos e do vapor e, como é também onde se guarda a maior parte dos objetos, mantê-las o mais limpas possível garante maior ordem e economia de tempo.
- Escolha de materiais fáceis de limpar: uma cozinha com linhas básicas e minimalistas e materiais fáceis de limpar como vidro, aço e madeira lacada garantirão, sem dúvida, uma limpeza mais prática e rápida.
Você já adotou alguns desses cuidados?