Casacos com partes de pelo: saiba como lavá-los em casa do jeito certo
Os casacos acolchoados que nos protegem do frio invernal são peças de roupa que procuramos tratar com muito cuidado, mesmo na hora de lavá-las. Podem ser de vários materiais, mais ou menos delicados, mas em todo o caso devem ser lavados com mais cuidado do que muitas outras peças de roupa que costumamos colocar na máquina de lavar sem pensar duas vezes. E se tiverem inserções em pele, mesmo sintéticas, corre-se o risco de uma lavagem errada estragar os acabamentos que as caracterizam.
Obviamente, preocupações semelhantes são evitadas ao levá-los à lavanderia mas, a menos que seu rótulo proíba expressamente a lavagem à mão e recomende apenas a seco, é possível tentar cuidar deles também em casa. Leia mais para descobrir como.
Creativo
O que você precisa:
- Uma bacia muito grande, ou melhor ainda a banheira para os casacos mais volumosos.
- Uma escova de cerdas macias
- (Opcional) um pente de dentes largos
- Detergente para a roupa muito delicado: o de lã ou roupas delicadas, ou um sabão de Marselha totalmente natural.
- (Opcional) Condicionador de cabelo
Como proceder:
A lavagem deve ser à mão. Algumas pessoas experimentam lavagens suaves na máquina, mas se você não tiver certeza dos resultados, evite.
- Encha a bacia ou a banheira com água fria suficiente para depois mergulhar o casaco.
- Despeje 2 colheres de sopa de detergente neutro e misture à mão.
- Mergulhe o casaco e deixe de molho por 15 minutos.
- Esvazie a banheira ou a bacia.
- Aperte delicadamente o casaco entre as mãos, retirando lentamente a água de cada seção da roupa, sem torcer ou apertar com força.
- Encha a bacia novamente com água fria e enxágue até que não saia mais sabão.
- Na banheira, você também pode deixar correr a água diretamente do chuveiro ou da torneira na peça, e sempre comprimir o casaco suavemente para tirar todo o sabão.
- Se a parte do pelo estiver muito suja, lave-a com uma gota de condicionador de cabelo, esfregando suavemente diretamente nas cerdas.
- Esvazie toda a água da bacia/banheira e aperte novamente o casaco com calma para liberá-lo o máximo possível da água em que estava de molho. Se você tentar apertá-lo, faça-o sempre com muita delicadeza.
- Você pode ajudar a absorver ainda mais água enrolando suavemente o casaco dentro de toalhas grandes e limpas (como as de praia ou de banho).
- Coloque a roupa para secar na horizontal em um varal resistente ou, se achar que não é muito pesada, você também pode pendurá-la diretamente em um cabide muito robusto e, acima de tudo, moldado e acolchoado para não deformar os ombros.
- Provavelmente, a roupa continuará pingando por um tempo, então coloque a bacia embaixo para coletar a água.
- Se sentir que a parte do pelo está embaraçada, use com muito cuidado o pente de dentes largos para desembaraçar tudo.
- Passe a escova de cerdas macias sobre o pelo para terminar de "penteá-lo" enquanto a pelagem seca.
Agora você terá que esperar que o pelo esteja completamente seco e, se necessário, volte a escovar o pelo quando ele também não tiver mais vestígios de umidade, para que pareça novo. Você já tentou lavar seus casacos em casa?