Lave a sujeira do radiador com uma jarra e toalhas

por Roberta Freitas

28 Janeiro 2023

Lave a sujeira do radiador com uma jarra e toalhas

Um radiador coberto de sujeira e poeira acumulada ao longo dos anos não é apenas feio de se ver, mas também menos eficiente em seu trabalho. Assim, em parte por razões estéticas e de higiene, mas também de consumo, é bom cuidar da limpeza dessas superfícies com boa regularidade, principalmente quando talvez já tenha passado algum tempo que alguns dos radiadores da casa não foram acionados.

De fato, é fácil não perceber a sujeira que se forma entre as rachaduras desses objetos, cuja forma certamente não ajuda a limpá-los. E quando chegar a hora de fazer isso, portanto, é preciso sair bem preparado. Uma maneira fácil de limpar o radiador é usar uma jarra e toalhas. Leia mais para saber como.

Creativo

Creativo

O que você vai precisar: uma jarra bem grande, água bem quente (só tome cuidado para não se queimar), luvas, várias toalhas (mesmo que não estejam perfeitamente limpas), vinagre e um pouco de detergente. Se você tem algumas toalhas agora destinadas apenas à limpeza da casa, prefira essas.

O procedimento é muito fácil, mas como corre o risco de sujar um pouco é fundamental se preparar bem, por isso são necessárias várias toalhas.

Na verdade, você terá que colocar as toalhas, exceto uma ou duas menores que você usará mais tarde, tanto embaixo quanto atrás do radiador: elas servirão para coletar a água e a sujeira que pingam no chão e na parede à medida que avança na limpeza. É por isso que você também pode usar algumas que estava prestes a lavar de qualquer maneira.

Encha a jarra com água muito quente e, em seguida, coloque meio copo de vinagre e algumas gotas de detergente para a louça. Mexa um pouco. A este ponto, pegue uma das toalhas restantes e dê um nó em um de seus cantos, mas não exatamente na ponta, para que fique com uma cabeça feita do próprio nó e uma "cauda" feita com o restante.

Comece despejando a água quente com vinagre e sabão em cima do radiador, não exagere. Em seguida, passe a toalha pelas fendas de forma que o nó fique preso entre elas, evitando que a própria toalha seja puxada para dentro. Por isso, alterne o momento em que despeja um pouco de água com aquele em que usa a toalha para esfregar de cima para baixo, de modo a desprender e recolher a sujeira.

Aos poucos você vai limpando tudo, enxaguando no final mesmo com um pouco de água (se quiser, ainda enriquecida com vinagre).

Terá então que usar outra toalha para secar o máximo possível entre as várias partes do radiador e depois colocar todas as usadas na máquina de lavar.

Quando você não tem outras ferramentas úteis disponíveis, é um método que pode fazer a diferença!