Halos e manchas em velhas roupas brancas: descubra os métodos para deixá-las com cara de novas

por Roberta Freitas

19 Fevereiro 2023

Halos e manchas em velhas roupas brancas: descubra os métodos para deixá-las com cara de novas

Todos nós sabemos que manter intacta a brancura inicial de muitas roupas é difícil, vestindo-as e lavando-as com frequência. Existem tipos de manchas muito difíceis de eliminar, às vezes até impossíveis, que deixam halos para sempre, visto que é bastante difícil camuflá-las em tecidos brancos. E mesmo quando, ao contrário, lavamos com frequência algumas camisas, camisetas ou qualquer outra peça de roupa branca, conseguindo mesmo banir manchas e halos, o esplendor do branco se perde com o tempo. Mas se você pensar bem, às vezes as roupas brancas se estragam mesmo quando ficam esquecidas em algum guarda-roupa por anos.

Se por acaso nela cair um pouco de pó, ou se houver humidade, ou sabe-se lá quantos outros motivos, quando tiramos a roupa que queríamos voltar a vestir depois de muito tempo, percebemos que está estragada por um halo amarelado, talvez nos ombros ou na gola, mas não necessariamente em correspondência com as axilas. O que fazer?

Creativo

Creativo

Bem, a boa notícia é: nem tudo está perdido. De fato, os remédios que costumam ser usados ​​para eliminar manchas de suor em roupas brancas podem resolver o problema até mesmo nesses casos.

Antes de tudo, porém, tente lavar a roupa em altas temperaturas (se não for feita de tecidos muito delicados, e para esses casos é sempre melhor deixar para os especialistas), com um pouco de alvejante delicado ou água oxigenada adicionado ao detergente.

Se os resultados desejados não saírem de uma lavagem semelhante, você pode tentar estes outros métodos:

  • Água oxigenada: encha uma bacia com dois litros de água quente e adicione 30 ml de água oxigenada e 30 ml (cerca de duas colheres de sopa) de um detergente para peças delicadas. Misture um pouco e deixe a roupa de molho por meia hora. Em seguida, com uma esponja ou escova de dentes limpa, despeje água oxigenada diretamente sobre a mancha e esfregue um pouco para que penetre ainda melhor nas fibras. Torça e mude para uma máquina de lavar sempre em altas temperaturas.
  • Suco de limão: esprema o suco de um limão em um copo, depois filtre-o das sementes e da polpa e despeje-o lentamente sobre as manchas. Deixe agir e, em seguida, umedecendo novamente uma esponja ou escova de dentes, limpe com o suco restante, esfregando sobre a mancha. Em seguida, prossiga para a lavagem na máquina de lavar.
  • Vinagre branco: pode ser usado como a água oxigenada, mas diluindo 60 ml de vinagre para cada litro de água e deixando de molho por 45 minutos.

Se você não conseguir recuperar a brancura desejada mesmo com esses métodos, pode tentar o remédio mais agressivo: experimente despejar alvejante puro diretamente sobre a mancha, aquela com cloro. Deixar agir por no máximo 10 ou 15 minutos, depois enxaguar rapidamente e colocar na máquina de lavar.

Bom trabalho!