Quer renovar a cozinha? Inspire-se com estas cores da moda
As cores dos móveis e das paredes são o primeiro elemento que dá personalidade a qualquer ambiente, incluindo a cozinha. Assim, quer se trate de escolher como mobiliar um totalmente novo, ou como renovar o visual daquele que não acompanha mais os tempos, é bom ponderar com calma qual tom preferir para todas as superfícies expostas.
Todos sabemos que os tons neutros são os que duram mais tempo: não só resistem melhor ao passar do tempo e ao uso diário, como também são os que menos cansam os nossos olhos. Mas quais tons neutros preferir? Há muitos! A seguir indicamos algumas nuances para ficar de olho, aquelas que estão bombando nas tendências de decoração e que valem a pena considerar.
Bege rosado
O rei das cores neutras, o bege pode ser usado de tantas maneiras que apenas mencionar seu nome pode significar tudo e nada. Assim, um tipo de nuance um pouco menos óbvia, mas sofisticada e talvez até romântica, é aquela que se aproxima um pouco do rosa. Imagine um blush para o rosto: esses tons foscos podem se adaptar muito bem a prateleiras claras ou escuras, e torneiras metálicas, talvez nos tons quentes de ouro rosé ou bronze.
A cor taupe atemporal
Outro verdadeiro grande clássico dos interiores é a cor taupe, que vai do bege ao cinza: aquela que tem um tom quente, em particular, é a mais popular há muito tempo. Também combina bem com creme, cinza, preto, branco, bege... Em suma, uma paleta de tons neutros que permite encontrar sempre o complemento certo sem conflito.
Alguém disse "lama"?
Não que a ideia de "lama" evoque necessariamente imagens agradáveis, mas então, se você olhar de perto, uma cor creme ou marfim, que pode ser descrita como levemente "barrenta", nada mais é do que um cinza quente. Aqui está uma diretriz para encontrar móveis lacados, mas também madeira simplesmente tratada para enfatizar um tom específico. Vai bem com toda a gama do bege ao castanho escuro, mas há sempre espaço para o branco (sujo, talvez), marfim, preto, cinza.
Cinza quente
A preferência, também para essa cor sempre tão querida, é por tons mais quentes, talvez enaltecida pelo uso de piso em madeira clara ou acobreada, e puxadores e torneiras em bronze, cobre ou ouro.
Rosa frio
Uma exceção à regra das cores quentes: um pó de quartzo rosa! É a cor perfeita para encontrar uma combinação linda com preto e depois cinza frio e branco.
Verde escuro
Após a grande popularidade do verde sálvia, o verde muito escuro para a cozinha agora também está liberado. Se deve ser combinado com paredes brancas ou escuras, ou mesmo de tijolo... Tudo depende do gosto e da luz natural que entra na cozinha.
Verde-cinza escuro
Ainda no reino do verde escuro está um, frequentemente usado para realçar paredes ou mesmo tetos, que parece quase um cinza carvão à primeira vista. Uma nuance difícil de entender e talvez por isso mesmo tão fascinante.
Branco quente e luminoso
Porém, se você não quer ousar, não se preocupe: branco, talvez um pouco sujo - beirando o marfim - nunca é uma escolha errada!
Qual cor você prefere para a sua cozinha?