Secar roupas no varal: dá para fazer melhor com o método japonês
Nem sempre pode ser utilizada uma máquina de secar roupa para completar o ciclo de lavagem, por isso recorremos ao método de secagem tradicional, ou seja, pendurar a roupa em um varal. Em alternativa, e sobretudo para secar algumas roupas de forma a evitar vincos e poupar trabalho extra com o ferro, são frequentemente utilizados cabides.
São técnicas comuns e conhecidas há muito tempo, mas na hora de pendurar as roupas, sabemos qual é a maneira mais eficiente de fazer isso? O que encurta os tempos e, portanto, também diminui a umidade que se produz no ambiente em que as penduramos? Entre os métodos possíveis, há um que vale a pena considerar: é usado no Japão e pensado justamente para otimizar o tempo e o espaço disponíveis.
Creativo
Mesmo na Terra do Sol Nascente, onde o clima permite, é sempre preferível pendurar as roupas ao ar livre, onde são atingidas pelo sol: isso não só faz com que as roupas sequem mais rápido, como também age naturalmente contra bactérias e possíveis mofos. Mas quando o tempo está ruim? Bem, no Japão, alguns banheiros têm um sistema de ventilação que puxa a umidade, então as roupas costumam ser colocadas no banheiro, talvez em um fio estendido sobre a banheira ou no chuveiro, para que sequem.
Caso contrário, algo semelhante é feito colocando as roupas penduradas sob os aparelhos de ar condicionado. Um pouco como nós também, quando aproveitamos essas fontes de calor (como o radiador), colocando o varal perto dele.
Mas quanto a como pendurar roupas no varal, parece haver um método mais eficiente.
Ao pendurá-los nas hastes de um varal, é sempre melhor deixar as peças mais compridas nas pontas e as menores no meio. Elas devem, portanto, formar uma espécie de arco. De fato, parece que, quando são dispostas dessa maneira, secam mais rapidamente. No gráfico apresentado, a disposição em arco faz com que elas sequem em 4 horas, enquanto os outros dois (um em "V" e outro aleatório) demoram meia hora a mais.
Outras dicas úteis:
- Na hora de arrumar as roupas, principalmente se usar prendedores que deslizam em um fio, deixe sempre o máximo de espaço possível para que o ar circule entre as diversas peças.
- Para toalhas e afins, deixe um lado mais comprido do que o outro, pois assim passa mais ar entre as duas bordas e entre os vários itens.
Combinando esses truques com aqueles que já conhecemos, como preferir um ambiente ventilado, absorver o excesso de umidade residual das roupas enrolando-as em toalhas secas antes de pendurá-las (principalmente para lã e tecidos pesados), e usar um ventilador no verão e o radiador no inverno, você pode realmente reduzir o tempo total desta importante tarefa doméstica!