Se o blusão encolheu pode tentar recuperá-la com alguns gestos simples
Entre os muitos acidentes de lavagem que podem acontecer ao lavar roupas, um dos mais temidos é encolher os blusões de lã. Quando isso acontece, muitas vezes a roupa fica inutilizável, ou pelo menos não pode mais ser usada confortavelmente, talvez seja relegada a uma peça de roupa para guardar em casa e pronto.
É uma pena, no entanto, dizer adeus a certas blusões quentes e confortáveis, mas a boa notícia é que nem sempre são irrecuperáveis. Às vezes, se a situação não for muito grave, gestos simples podem ser feitos e com um pouco de calma você acaba salvando o seu blusão preferido. Leia mais para descobrir o que fazer.
Existem, de fato, casos como o da foto em que realmente há muito pouco que você pode fazer. Antes de tudo, vamos entender em que consiste a transformação do blusão de tamanho normal para tamanho micro! Os responsáveis são os atritos a que são submetidas as roupas na máquina de lavar e as altas temperaturas, dois fatores que não devem existir na lavagem de peças de lã ou mesmo outras peças delicadas como linho e outras. De fato, quando o ciclo de lavagem é errado, e sujeita a roupa de lã a fricções e a temperaturas elevadas (é o caso da centrifugação e dos movimentos do cesto em vários programas normais ou lavagens intensas), as fibras dos tecidos acabam se ligando umas às outras, e o próprio tecido fica mais compacto, duro e grosso.
Quando esse fenômeno não for muito grave, pois o blusão diminuiu apenas ligeiramente de tamanho, tente recuperá-lo dessa maneira.
- Pegue xampu de bebê.
- Encha uma bacia com água fria
- Mergulhe o suéter e deixe de molho por 12 a 24 horas.
- Enxágue bem com água fria e não torça.
- Estenda o suéter para secar e, periodicamente, à medida que seca, estique as fibras com a mão, puxando a peça em todas as direções, com muito cuidado e uniformidade, passando pedaço por pedaço para tratar todo o blusão.
Continue a passar à mão, tentando separar novamente as fibras o máximo possível, até que a peça esteja seca.
Outro método que pode ajudar em casos menos graves é usar vapor, mas não muito quente e em contato com o ferro: é preciso usar um ferro vertical.
- Coloque o suéter em um cabide e prenda-o em alguns ganchos firmes.
- Passe vapor uma parte do blusão
- Com as mãos, estique o tecido em todas as direções
- Continue alternando o vapor e a passar a mão até ter tratado toda a peça.
Tenha cuidado para não manter o ferro ativo por muito tempo e muito perto do blusão.
Com essas manobras você pode realmente recuperar seu blusão favorito!