Dê um toque de cor ao quarto: 12 dicas úteis para animar a decoração

por Roberta Freitas

31 Janeiro 2023

Dê um toque de cor ao quarto: 12 dicas úteis para animar a decoração

Nossas casas podem falar sobre nós de várias maneiras: há, claro, as fotos e os objetos coletados e expostos, mas antes de tudo há as escolhas de design, estilo e cores dos móveis. Isso vale para qualquer cômodo, inclusive o quarto. E aí, geralmente, se evita o exagero, porque uma escolha de design arriscada tem repercussões duradouras na habitabilidade do ambiente: imagine que você escolheu a cor errada, que sobrecarrega o espaço ou o faz parecer menor. Seria exatamente o oposto do oásis relaxante que gostaríamos para o nosso quarto.

Por isso, na grande maioria dos casos, as paredes e móveis possuem cores neutras (branco acima de tudo) e linhas simples. Mas e se você quiser personalizar mais o ambiente ou dar vida a ele com um pouco de cor? Abaixo você encontrará algumas ideias para fazer isso sem ter que se arrepender depois.

Lençóis, cobertas e travesseiros

Se não quer, ou não pode, intervir nas cores das paredes, teto ou chão, e estes são uma extensão de tons neutros, então deixe-se levar pelos lençóis: delicie-se com lençóis e almofadas que triunfam em cor na cama no centro do ambiente.

É algo que consegue tingir até quartos com cor extra que já tinham um caráter bem definido entre paredes e móveis.

Qual cor? As combinações a escolher

Se o quarto for uma tela em branco ou com cores neutras claras, muito provavelmente você encontrará o tom de azul que se encaixa: é a cor curinga por excelência, nesses casos, elegante e capaz de comunicar descontração.

Se, por outro lado, pretende um par de cores contíguas, opte por uma combinação de verde e azul: as cores mais relaxantes por excelência, que criam um ambiente confortável para se refugiar do mundo exterior.

Para uma escolha mais ousada, considere pares de cores complementares: amarelo e roxo, azul e laranja e assim por diante. Você pode decidir quanto espaço irão ocupar. Desde um amarelo claro cremoso combinado com um lavanda delicado, até um mostarda com um roxo profundo… as opções são infinitas.

Se você não quer se limitar a uma ou duas cores, use a internet para encontrar a paleta, ou seja, a gama, a combinação de cores que você gosta. Podem recordar as cores da terra, do mar, evocar estados de espírito ou cenários naturais. Mais uma vez, a escolha é infinita.

Na escolha da paleta você pode se inspirar em tudo, até mesmo em um quadro ou alguma obra de arte que será a protagonista do ambiente, e com base nisso você vai escolher as cores de todo o resto.

E se, em vez disso, você tiver uma cor de sua preferência absoluta, poderá brincar com vários tons da mesma!

Detalhes metálicos

Quando a combinação de cores não é muito forte, há espaço para detalhes metálicos. Geralmente são lâmpadas, espelhos e enfeites.

Paredes de destaque

Uma parede, ou apenas uma parte dela, pode ser a única colorida, ou pintada em um tom que contraste com as demais.

Paredes com texturas

Não apenas tinta ou papel de parede: o material de que a parede é feita - ou revestida - também contribui para dar a ela personalidade. Então, você pode ter um de tijolo, pedra ou madeira. E podem ser na sua cor natural ou mesmo pintados.

Tapeçaria

Por fim, o item colorido do quarto pode ser uma poltrona com estofado chamativo, ou quem sabe as cortinas nas janelas!

Que tal deixar seu quarto mais colorido?