Cães e gatos em casa? Conheça os melhores métodos para tirar os pelos do sofá
Ter animais em casa é motivo de muita alegria: são presenças inimitáveis, que nos fazem companhia e alegram a vida, mesmo que conviver com amigos peludos como eles exija um pouco mais de atenção nas tarefas domésticas. Quem já teve cachorro ou gato sabe que não tem como evitar os pelos em todos os lugares, desde roupas até o chão, passando por poltronas e sofás. E se para os primeiros temos a máquina de lavar, para os segundos basta varrer e lavar o chão, como tirar os pelos dos estofados?
Existem várias formas e dependem também do material com que o móvel é estofado. Vamos ver melhor como lidar com diferentes situações.
Primeiro, você precisa entender se o tecido do sofá é lavável ou não. Geralmente as possibilidades são: lavável apenas com água (W), esfregar com solvente de limpeza a seco (S), as que permitem ambas as opções mencionadas (S/W) e as que requerem a intervenção de um profissional, portanto você só pode atuar com o aspirador (X). Os sinais indicados entre parênteses são os que poderá encontrar nas etiquetas, juntamente com outras indicações importantes. Lembre-se sempre de verificar antes de proceder com qualquer tipo de lavagem.
Aspirador de pó
Como sempre, é a primeira medida de "ataque". Portanto, equipe-se com o acessório certo: geralmente os com pincel são necessários para todas as superfícies maiores, e os com bico estreito e comprido para deslizar nas frestas, entre as costuras e nos cantos do sofá, embaixo das almofadas. Se por acaso você tiver um pequeno aspirador de mão, não custa nada deixá-lo perto da sala, para usá-lo sempre que a situação parecer um pouco fora de controle. Caso contrário, lembre-se de aspirar pelo menos algumas vezes por semana.
Outras ferramentas que auxiliam na limpeza:
- Rolos adesivos: existem os descartáveis e os laváveis e reutilizáveis. Eles são muito convenientes para remover a maior parte dos pelos quando você está com pressa e não pode usar o aspirador. Ou para retocar quando ainda não há necessidade de passar o aspirador. Se você encontrar algum, pegue os extra grandes.
- Luva de borracha: as que você usa para lavar a louça são perfeitas. Basta calçá-las normalmente e depois passar a mão enluvada sobre o sofá: elas vão atrair os pelos, acabando por formar uma bola. Às vezes, elas funcionam melhor quando estão levemente umedecidas.
- Rodo: mesma modo das luvas de borracha. Você passa em todas as superfícies acessíveis, juntando os pelos.
- Esponja para louça: novamente, basta umedecê-la e espremê-la e passá-la no sofá, conforme os métodos que acabamos de indicar.
Creativo
Na hora de lavar, é sempre bom primeiro ter removido todo o pelo com os métodos descritos. E então:
- Se puder lavar na máquina de lavar: use ainda de uma esponja de louça, ou de alguns amaciantes (mesmo usados) da secadora, para serem inseridos no tambor para pegar os pelinhos que se desprenderem das capas das almofadas.
- Vinagre branco e amaciantes ajudam a soltar o pelo dos tecidos.
E então, a nível preventivo, pode pensar em escovar cães ou gatos regularmente, para fazer cair a maior parte dos pelos numa só solução e num só ponto, e verá que se acumula muito menos nos sofás!