Livre-se realmente da poeira em sua casa com estes truques simples
De todas as operações que temos de realizar quando limpamos a casa, tirar o pó é talvez a mais irritante: não só pelos incômodos gerados pela inevitável propagação de partículas invasivas no ar quando o retiramos, mas também e sobretudo porque depois de muito pouco tempo você certamente terá que começar tudo de novo. De fato, a casa parece ser capaz de gerar pó a uma velocidade incrível e bastam alguns dias para que todo o nosso trabalho seja anulado pela fina camada opaca que terá de novo se assentado por toda a casa.
Você sabia que existem truques para realmente eliminá-lo e retardar seu reaparecimento? Vamos descobri-los juntos.
1. Organização
Creativo
Pode parecer trivial, mas o primeiro segredo para ter uma casa sem poeira é a ordem. O acúmulo de um grande número de objetos nas superfícies de nossos móveis, prateleiras e estantes é um claro convite para que a poeira assente e quanto mais objetos forem colocados à vista, mais poeira se depositará sobre eles. Se você não tem muito tempo disponível, é melhor fechar todas as bugigangas e outros objetos decorativos em um guarda-roupa ou vitrine que, por mais bonitos que sejam, também demoram muito para limpar e devem ser espanados com muita frequência. Nos guarda-roupas, é melhor guardar as roupas não utilizadas em caixas e sacos a vácuo; você ganhará espaço e diminuirá a possibilidade de acúmulo de poeira e sujeira.
2. Tecidos
Creativo
Na limpeza da casa é importante começar pelos tecidos, batendo os tapetes na varanda ou no jardim e depois aspirando-os cuidadosamente pelo menos uma vez por semana, com maior frequência se tiver animais de estimação em casa. As cortinas devem ser lavadas pelo menos duas vezes por ano para garantir que estejam sempre limpas e livres de poeira. Sofás e almofadas devem ser cuidadosamente limpos de todas as migalhas e resíduos, se certificando de alcançar até as dobras, onde a sujeira costuma se acumular e se esconder. A roupa de cama também deve ser trocada com frequência, pelo menos uma vez por semana, mais frequentemente em climas quentes. Na hora de trocar a roupa de cama, levar o colchão e os travesseiros para fora e sacudi-los vigorosamente ajuda a livrá-los de poeira e ácaros, assim como aspirar. O colchão deve ser virado duas vezes por ano.
3. Poeira
Creativo
Para limpar o pó, utilize apenas panos de microfibra, os únicos capazes de remover eficazmente o pó graças ao seu poder antiestático que o atrai. Para prolongar a duração de sua ação, você pode umedecê-los com uma mistura de água e vinagre, que também adicionará uma ação higienizadora. Lembre-se sempre dos aquecedores ao realizar esta operação: eles são um dos principais pontos onde a poeira é depositada e no inverno, durante o uso, eles a espalham por toda o ambiente. Lave-os cuidadosamente duas vezes por ano, na primavera depois de serem desligados e no outono antes de serem ligados novamente. Após o uso, lave os panos de microfibra na máquina de lavar sem amaciante, para evitar que percam a capacidade antiestática. Para limpar o chão, em vez disso, use vassoura e pá diariamente e use o aspirador de pó pelo menos duas vezes por semana. Esse último também deve estar sempre limpo: sempre que o utilizar, certifique-se de que o filtro está livre de resíduos, para evitar que o pó volte a circular imediatamente após a aspiração.
4. Lavagem
Creativo
A última operação, mas não menos importante, é a lavagem dos pavimentos, que permite recolher os últimos resíduos deixados pelas operações de limpeza anteriores. Você pode fazer isso com um pano ou esfregão, se quiser usar produtos naturais, pode usar água com vinagre ou bicarbonato de sódio ou sabão de Marselha, dependendo do tipo de piso que tiver em casa. A lavagem do piso deve ser feita pelo menos duas vezes por semana para evitar que a poeira volte a assentar em pouco tempo.
Que estratégias você adota para eliminar a poeira?