Como deixar as folhas das orquídeas brilhando: 4 maneiras de preparar uma solução em casa
Todos nós admiramos as belas flores de qualquer tipo de orquídea e adoramos que as plantas que cultivamos em casa possam produzir o maior número possível e ainda mais vezes por ano. As folhas, por outro lado, passam um pouco mais às escondidas, quando também merecem atenção, sobretudo porque podem nos dizer muito sobre o estado de saúde da planta. Aqui então é que até as folhas devem ser tratadas e controladas, e talvez até mesmo tornadas mais "chamativas" com o método certo.
Os lojistas costumam borrifar produtos que servem para deixar as plantas mais bonitas, com folhas brilhantes e convidativas. Nem sempre, porém, essas pomadas foliares são boas para os espécimes. Mesmo no caso das orquídeas, na verdade, precisamos agir com um pouco de cautela. A boa notícia é que mesmo em casa você pode encontrar ingredientes úteis para limpar e polir as folhas das orquídeas de forma natural.
O que torna as folhas das orquídeas opacas? Pode haver dois motivos: a saúde da planta, principalmente se faltar água; ou o depósito de resíduos minerais muitas vezes devido à dureza da água com a qual são molhadas ou pulverizadas. Se também houver muita poeira em casa, obviamente isso ajuda a deixar tudo mais evidente.
Como as plantas transpiram de suas folhas, é importante que não haja nenhum tipo de bloqueio. Assim, limpá-las periodicamente (embora não com muita assiduidade) não só as torna mais bonitas, mas também mais saudáveis.
Os esmaltes para folhas para preparar em casa
- Um disco de algodão com água (talvez até destilada): é só molhar o algodão sem que fique encharcado, e passar na folha. Evite deixar rastros de água: basta remover a sujeira.
- Suco de limão: esprema um limão (não use sucos prontos) e passe sempre na folha com um chumaço de algodão. O limão dissolve os depósitos minerais e também pode ser usado na parte inferior das folhas, pois não obstrui os estômatos. Se preferir, também pode diluir o suco com um pouco de água, para ter mais produto.
- Leite em pó: diluia uma pitada de leite em pó em água. Serve tanto para polir como para combater a presença de certos fungos. Não use, no entanto, na parte inferior das folhas.
- Óleo de oliva: o uso é debatido. Por si só, deixa resíduos e piora a situação, por isso é frequentemente usado depois do limão. Você coloca uma gota na folha, espalhando na superfície com um pouco de algodão, para dar mais brilho.
Boa jardinagem!