Entre estilo e conforto: 10 formas fantásticas de usar prateleiras flutuantes
São chamadas de prateleiras flutuantes porque parecem flutuar no meio da parede. Eles são uma solução de decoração confortável, que economizam espaço e incrivelmente bonita. E parecem estar sempre na moda, embora possam ser declinadas de mil maneiras diferentes para se adaptar, de tempos em tempos, ao estilo do ambiente em que são colocadas.
Quem não gosta de prateleiras, levanta a mão. Acreditamos que é impossível não amá-las, porque é uma escolha que sempre dá certo, seja qual for a versão que você preferir.
Os materiais, as cores, as formas, a ordem de colocação, podem ser infinitas, principalmente quando se tem uma parede grande e muita criatividade à disposição. Mostramos a você, abaixo, apenas algumas nas quais você pode se inspirar.
Prateleiras feitas com toras de madeira crua são a escolha ideal para um estilo rústico que ambiciona se manter contemporâneo e elegante. Aqui a originalidade está na matéria-prima e não na forma ou arranjo.
Para quem quer ficar minimalista, mas com um toque cenográfico, a disposição em árvore das prateleiras básicas aliada a uma estrutura de suporte da mesma cor e material é uma ideia a se levar em conta.
Sempre minimalista, mas com bom gosto e originalidade, uma única prateleira, com a superfície esculpida em degraus e colocada na diagonal, se transformar em uma espetacular estante "flutuante".
Para guardar livros com estilo e torná-los uma excelente decoração, você pode pensar em prateleiras em forma de moldura, como as da foto. Ao escolhê-las finas e levemente descoladoas da parede, você pode acentuar o efeito tridimensional e tornar os livros cada vez mais protagonistas.
Um clássico são as estantes de canto, que conseguem tirar o máximo proveito das potencialidades dos cantos, tanto do ponto de vista do espaço a recuperar como do lado estético e estilístico.
Os holofotes sob as prateleiras são uma forma de acentuar sua beleza e, ao mesmo tempo, iluminar o ambiente. Podem ser uma excelente solução para quem não gosta de iluminação por cima ou quer integrá-la.
E porque não colocar uma maxi prateleira flutuante por cima da cabeceira em vez do quadro habitual? A vantagem é que você pode guardar tudo nela, inclusive trocando com frequência, de acordo com as necessidades e o humor do período.
Ao cruzar prateleiras verticais e horizontais, você pode criar uma estrutura muito especial que lembra um jogo de tetris ou, se preferir, um pequeno labirinto. Em geral, com formas e cruzamentos, você pode realmente se deliciar.
Enquanto as prateleiras da cozinha, com ganchos especiais na parte inferior, se prestam a se tornar excelentes porta-copos para serem colocados, talvez, em um canto de bar muito original.
E, finalmente, para quem gosta da elegância dos detalhes e da simetria das formas geométricas, veja como criar facilmente uma esfera colocando prateleiras de tamanhos diferentes na parede. É um efeito muito simples de recriar, mas realmente impactante.
Qual dessas ideias você imediatamente sentiu vontade de copiar?