Ilha para a cozinha: 11 propostas sensacionais para fazer com paletes
Na cozinha é sempre útil ter muito espaço disponível, para poder trabalhar tranquilamente sem ter que encaixar tudo em estantes minúsculas, e depois inevitavelmente expandir para ocupar a mesa de jantar e não só. Assim, sempre que possível, instalar uma ilha que ofereça espaço extra para guardar objetos, preparar pratos, mas também consumi-los, ocasionalmente, é um recurso inestimável. Infelizmente, as ilhas realmente grandes e totalmente equipadas são prerrogativas das cozinhas maiores. Para as menores, então o que fazer? Não é dito que você deva desistir: você pode instalar balcões, onde você pode comer com banquinhos (muitas vezes escondidos embaixo quando não são usados) e que também funcionam como uma superfície de trabalho extra.
E esses balcões de ilha também podem ser feitos de paletes. Abaixo você encontrará algumas sugestões para ter uma ideia.
Um muito fino que se apoia contra a parede lateral. Também serve para separar espaços de forma ideal.
Outra ideia para um espaço bem pequeno: esse balcão é bem fininho, só o espaço para comer na hora, sem ter que colocar tudo na mesa que pode estar em outro cômodo.
Modelo com prateleira mais larga, pintada para contrastar com a estrutura inferior. A particularidade é que não só existe espaço para prateleiras por baixo da prateleira de cima, como também pode esconder os bancos quando não necessitamos deles, para que não atrapalhem.
O projeto mais simples é aquele que prevê duas paletes voltadas uma para a outra do lado interno, unidas na parte superior por uma tábua de madeira e separadas apenas o suficiente para inserir outra tábua por baixo, que funcionará como uma prateleira prática.
Mas se você decidir mudar a direção de pelo menos um dos paletes, você pode criar compartimentos de armazenamento voltados para o exterior.
Geralmente, se utiliza uma madeira mais trabalhada para as prateleiras, talvez até laminada. Ou mesmo em melamina.
Outra combinação a considerar é uma placa de vidro para cobrir a parte superior do palete.
Por ser madeira de reaproveitamento, terá sempre que ser bem tratada e lixada, podendo depois pintar da cor que preferir.
Com um pouco de familiaridade com a madeira, são projetos bem simples e todos customizáveis!
E nada impede que você expanda o projeto para torná-lo um móvel de tamanho considerável.
Você pode gostar tanto da ideia que deseja replicá-la para um bar externo também!
Gostaria de decorar com estas ilhas feitas de paletes?