Água oxigenada para um box do chuveiro como novo: saiba como usar
Quando entramos no chuveiro para lavar a sujeira e o cansaço de um dia, ou para nos fortalecer antes de começar um novo, sempre ficamos satisfeitos em saber que está tudo limpo e brilhante. Certamente ninguém gosta de tomar banho em um ambiente sujo ou malcheiroso. E para garantir esses resultados muitas vezes acabamos por utilizar toda uma série de produtos: um para o chão e azulejos, um paras torneiras, os vidros, etc. Não é errado, mas talvez às vezes envolva um gasto maior de dinheiro, e quando falta um dos seus detergentes favoritos?
Nesses casos não é preciso desanimar, desde que nunca falte em casa um pequeno estoque de apenas um ingrediente: a água oxigenada. Ela é capaz de limpar e desinfetar até os diversos materiais que encontramos no box do chuveiro, incluindo os rejuntes que muitas vezes são o terreno preferido para a proliferação de bolor. Também combate o calcário, ajuda a eliminar os maus cheiros nos ralos... Resumindo, se tivermos sempre uma ou duas garrafas em casa, podemos limpar todo o chuveiro sem recorrer a mais nada.
- Mofo: mais delicado que o alvejante, portanto menos agressivo aos materiais (principalmente a borracha das juntas), o peróxido de hidrogênio precisa de tempos de exposição mais longos para obter o mesmo resultado. Portanto, se você quiser fazer o mofo desaparecer, terá que impregnar panos (limpos) com o próprio peróxido de hidrogênio e mantê-los em contato com a mancha a ser removida, mesmo durante toda a noite. No dia seguinte, basta usar uma esponja ou mesmo uma escova de dentes velha e esfregar (talvez até com um pouco mais de peróxido de hidrogênio) e depois enxaguar e secar. Se você tiver que colocar a água oxigenada em superfícies verticais, será mais conveniente fazer uma pasta junto com o bicarbonato de sódio, deixando-a o máximo de tempo possível antes de esfregar, enxaguar e secar.
- Calcário: sobre resíduos leves, aqueles deixados por gotículas de água (e não muito velhos), basta embeber uma esponja em água oxigenada e passá-la sobre a superfície a ser limpa. Se, pelo contrário, existirem concreções ligeiramente mais antigas, se aplica a regra acima indicada para o bolor, ou seja, contato prolongado, sempre com a ajuda de panos ou pasta com bicarbonato.
- Azulejos e chão: pode sempre tratá-los com uma esponja ou pano de microfibra, que deve ser molhada com água oxigenada, esfregando normalmente. No entanto, se também quiser adicionar uma nota perfumada, pode preparar um produto em spray com meio peróxido de hidrogênio, meio água destilada (ou água da torneira, se não tiver) e algumas gotas de um óleo essencial. Tea tree é geralmente recomendado, porque é excelente contra mofo, mas você também pode usar menta, eucalipto ou lavanda.
- Chuveiro: assim como você faz com o saco plástico cheio de vinagre e fechado ao redor do próprio chuveiro, você pode tentar o mesmo remédio, mas usando água oxigenada. Atenção: NUNCA misture água oxigenada com vinagre, use sempre apenas um ou outro ingrediente.
Resumindo, você pode tomar um banho em ótimas condições mesmo usando só água oxigenada!