7 exemplos esplêndidos de "focaccia art": quando o pão se torna uma pintura incrível
Quando você é criança, sovar a massa para fazer alguns biscoitos ou doces, parece uma coisa muito engraçada. Talvez o aviso de algum pai ou avô ecoe em nossos ouvidos nos alertando para não "brincar com a comida", mas é indiscutível que às vezes cozinhar pode ser uma atividade tão prazerosa quanto um jogo.
E a satisfação de ver que o resultado de tantos esforços não só fica apetitoso, mas também esteticamente muito bonito? Há quem estude especificamente apenas para aprender a apresentar os pratos. E há ainda quem consiga transformar uma comida simples, como uma focaccia cozinhada no forno, em uma verdadeira obra de arte.
É o caso de uma pequena, mas adorável, tendência que pode ser encontrada online, a chamada focaccia art: trata-se de pensar na focaccia, já sovada, levedada e colocada dentro de sua forma pronta para cozinhar, como se fosse uma tela a ser decorada com desenhos coloridos. Elas podem ser de qualquer tipo, mesmo que muitas vezes sejam quadrados florais.
O legal é que, depois das fotos, você pode comer de tudo! Confira abaixo algumas delas.
Escolha legumes e verduras para suas decorações. Imagine o design e corte-os de acordo. Entre os preferidos estão tomate cereja, batata e azeitona.
Muitas vezes, então, você vê quadrados com temas florais que também são feitos com cebolas. E se você precisar incluir vegetação no design, caules e folhas de plantas aromáticas, como salsa, manjericão, orégano e muito mais, passam a fazer parte da imagem.
Tomates e pimentões se tornam papoulas, por exemplo. E aí vai ajudar ter sementes de papoula também. Aliás, até sementes e especiarias são excelentes elementos decorativos para aproveitar na forma, cor e sabor!
Fatias de pimenta, espargos finos, fatias de cogumelos: a imaginação é o limite. Tudo depende do design que você deseja criar.
Há também quem consiga criar as silhuetas dos animais.
Alguém vai mais longe e até muda a forma a dar à massa levedada.
Há até espaço para criaturas fantásticas. É claro que quanto mais complicado o desenho, mais será necessário praticar e talvez até tentar compor o desenho em algumas folhas de papel manteiga primeiro, para descobrir a melhor disposição de cada elemento.
Há também os tempos de cozimento a serem considerados: talvez às vezes seja melhor começar a cozinhar um pouco a focaccia e só depois de um tempo adicionar os legumes, para que cozinhem sem queimar muito.
Elas são lindas de se ver mesmo cruas, mas imagine a expectativa de descobrir como sairão do forno!
Você gostaria de experimentar um pouco de focaccia art?