Limpeza de colchões: saiba como fazer desaparecer os vários tipos de manchas
Existem limpezas que não devem ser feitas com muita frequência, mas quando chega a hora devem ser enfrentadas com cuidado e paciência. Uma delas é a do colchão: a menos que ocorra algum evento excepcional que acelere as coisas, geralmente é aconselhável limpá-lo algumas vezes por ano. E nessas ocasiões é fácil descobrir auréolas devido aos nossos fluidos corporais, sobretudo suor, que não são agradáveis à vista, mas sobretudo não são muito higiênicos.
Novamente, manchas de diferentes origens podem aparecer a qualquer momento, e para elas é bom agir o mais rápido possível, mas como? Leia mais para descobrir os remédios recomendados, dependendo do tipo de mancha a ser tratada.
Creativo
Sempre que começar a limpar o seu colchão, seja para o fazer a fundo ou apenas para o desodorizar, o primeiro passo essencial é utilizar um aspirador de pó para retirar toda a sujeira da superfície. E se o aparelho que você tem em casa também estiver equipado com acessórios para extrair a sujeira mais profunda do estofamento, use-os com cuidado em todo o colchão, inclusive nas laterais.
Quanto aos possíveis remédios para limpeza, aqui estão os mais úteis na maioria dos casos:
- Água oxigenada, detergente líquido (ou sabonete líquido de Marselha) e bicarbonato de sódio.
- Encha um borrifador pequeno com água oxigenada, a seguir acrescente uma colher de chá de sabonete líquido e uma colher de bicarbonato de sódio, misture bem, agite e borrife sobre a área a ser tratada, deixando agir por cerca de dez minutos. Pulverize um pouco mais e enxugue, esfregando suavemente com um pano macio até que a mancha seja removida.
- No caso de manchas com mau cheiro, também podem ser utilizados tira-manchas enzimáticos naturais, como os vendidos para manchas causadas por cães e gatos.
- Suco de limão e sal: faça uma pasta em uma tigela pequena e aplique na mancha com uma esponja, depois deixe agir por pelo menos meia hora ou até uma hora. Em seguida, use uma toalha limpa ou pano de microfibra para limpar tudo.
Em particular, dependendo do tipo de mancha:
- No caso de manchas de sangue, é aconselhável usar água oxigenada. Como alternativa, alvejante suave (oxigênio, sem cloro) também é uma ótima alternativa. Os removedores de manchas enzimáticos mencionados anteriormente também são adequados para esse tipo de mancha.
- Para manchas de suor ou urina: qualquer um dos três métodos acima serve.
- No caso de manchas de café, chá, leite: quando ocorre um acidente com o café da manhã na cama, é melhor agir rapidamente com uma pasta de bicarbonato, água e sal.
Algumas outras dicas úteis:
- Se o colchão for tradicional (não de látex ou espuma viscoelástica), na hora de fazer a limpeza a cada seis meses, exponha-o ao sol por algumas horas após a limpeza adequada.
- Invista em bons protetores de colchão, talvez um par para que você sempre possa revezar, para que sejam eles a ficarem cheios de sujeira e o colchão fique bem protegido.
Bom trabalho!