Sala preta: 9 propostas irresistíveis para uma decoração nada convencional
O preto é uma das cores consideradas tabu na decoração de interiores, ou melhor: uma cor difícil de gerir, com a qual facilmente se cometem erros que podem comprometer a habitabilidade de um ambiente. Claro, se o preto se limita a alguns acessórios de decoração, não há problemas, mas quando você pensa em pintar todas as paredes da sala ou a maioria das superfícies expostas com esta tonalidade profunda e fascinante, você precisa fazer isso com cautela e estudando bem a situação.
Existem alguns pré-requisitos necessários e alguns truques para ter sucesso com paredes e móveis pretos: é uma cor elegante, mas também que capta a luz e não a devolve, daí o risco de tornar uma sala, que deveria ser ser um local acolhedor e onde relaxar sozinho ou na companhia de convidados, um pouco opressiva. Dê uma olhada abaixo em alguns exemplos de uma sala de estar preta de sucesso.
Preto e branco: é a combinação mais segura, aquela com a qual você erra menos. Com um teto branco, algumas paredes igualmente brancas e um piso claro em qualquer caso, brincar com móveis de parede ou partes inteiras de paredes pretas, mesmo em acabamento fosco, não é difícil. Ainda no que diz respeito a sofás e móveis, podemos pensar em apostar tudo nessa combinação, talvez enriquecida por apenas mais uma nuance natural para deixar tudo um pouco mais acolhedor.
Pedras preciosas sobre um fundo preto: falávamos de condições e truques. Quanto à primeira, se você quiser abundar em preto, a sala de estar deve ser grande o suficiente, mas acima de tudo cheia (poderíamos dizer inundada) de luz natural e também artisticamente iluminada com luz artificial. Quanto aos truques, porém, para atenuar a monotonia de uma cor que corre o risco de perder a percepção de volumes e profundidade, é bom usá-la como fundo neutro para destacar pinceladas ousadas e vivas, com tons que lembram pedras preciosas: ametista, rubi, esmeralda e assim por diante!
Preto e dourado: o preto combina muito bem com detalhes metálicos, bem como com certas estampas de animais. Se esses são do seu gosto, então ouse uma combinação semelhante para animar a tela preta.
Preto e mostarda: é a versão um pouco mais natural da combinação acima, e também deixa espaço para os cinzas na paleta de cores para completar os móveis da sala.
Detalhes inesperados: em nome do chamado gosto "maximalista", que acumula materiais, formas e cores em aparente caos, uma mistura eclética de móveis que parecem vir de diferentes épocas e diferentes partes do mundo podem encontrar um cenário ideal no fundo preto.
Rústico: quando se pensa em móveis rústicos, a cor dominante é o branco, interrompido por detalhes em madeira, vime, corda e assim por diante. Mas usar o preto cria de imediato uma atmosfera curiosa que mistura o rústico e o moderno de forma fascinante.
Teto preto: é preciso estudar para entender qual parte de uma sala, entre as paredes e o teto, deve ser colorida em um tom fortemente contrastante e muito mais escuro que o resto para obter toda uma série de ilusões de ótica. Geralmente, se as paredes forem de cor clara e cobertas apenas na parte superior por tinta escura que continua no teto, isso terá o efeito de fazer a sala parecer um pouco menor, com o teto mais baixo do que realmente é. Portanto, bonito de se ver, mas adequado só para ambientes muito espaçosos.
Accent wall, até mesmo em madeira: quando você deseja criar uma parede de destaque, o preto geralmente encontra uma maneira de deslizar para os móveis. Se cobrir apenas uma parte da parede, ou mesmo um canto da sala, não sobrecarregará todo o resto. E é original fazê-lo em madeira, tanto com ripas como painéis com molduras.
A lousa: uma tendência que sempre encontra alguns admiradores nas mentes mais criativas é a parede pintada com tinta efeito lousa, tudo para ser decorado (também) com desenhos feitos com giz. E considerando que a lousa tradicional é preta... Aqui vai um truque para ter essa cor na sala!
Você gostaria de uma sala de estar preta como essas?