Cultivo em pouco tempo: 8 plantas de casa que requerem pouca água
As plantas são perfeitas para recriar um oásis de relaxamento em meio à natureza, mesmo em um edifício moderno e hipertecnológico no mais artificial dos centros metropolitanos, mas para prosperarem, precisam de cuidados e atenção constantes. Por isso, a maioria das pessoas desiste da ideia sem ao menos tentar: ao contrário de antigamente, quando passávamos mais tempo em casa, hoje o trabalho, a vida social, o esporte e as tarefas do dia a dia muitas vezes nos afastam de casa, até reduzindo nossas casas a lugares onde simplesmente passar a noite.
Mas não adianta desistir sem tentar: na verdade, existem inúmeras espécies de apartamento que precisam de pouquíssimos cuidados para crescerem saudáveis e fortes! Apresentamos 8 plantas que vivem com pouca água e lhe darão muita satisfação com o mínimo de esforço.
1. Beaucarnea recurvata
Conhecida como planta fumígena devido à sua extraordinária capacidade de resistir ao fogo, ou como pé de elefante devido à sua base muito espessa, é uma planta nativa das zonas quentes e secas da América Central. Esta planta é muito fácil de cultivar tanto em vasos como no solo, prestando atenção apenas às temperaturas, que nunca devem descer abaixo dos 10 graus. Deve ser colocada em local bem iluminado, mesmo sob luz solar direta; no verão pode ser mantida ao ar livre. Não precisa de irrigação no inverno, a menos que o solo esteja completamente seco, enquanto no verão, requer regas mais regulares, embora sempre bastante escassas.
2. Bambu da sorte
Bernard Ladenthin/Wikimedia Commons
O bambu da sorte é uma planta especial que pode trazer um pouco da atmosfera japonesa para sua casa. Pode ser cultivado no solo e na água, mesmo que este último seja o método mais recomendado. Para garantir sempre a rega certa e dar mais personalidade ao seu vaso, pode cultivá-lo dentro das práticas esferas de água coloridas, que lhe permitirão se ausentar com serenidade mesmo por vários dias. A única atenção deve ser dada às mudanças bruscas de temperatura, que não tolera, e à luz, que nunca deve ser direcionada.
3. Senecio Rowleyanus
Conhecida como planta do rosário, deve seu nome às folhas grossas e arredondadas, que lembram o conhecido colar; é uma planta decorativa maravilhosa, muito adequada para ambientes secos e irrigação escassa. No inverno, após a floração, entra em repouso vegetativo e, portanto, não requer nenhum cuidado, exceto pouca água e solo bem drenado.
4. Beldroega
Tão fácil de cultivar que às vezes pode se tornar uma erva daninha, a beldroega é uma planta com flor que requer muito pouca rega. Só teme o frio, por isso é melhor mantê-la dentro de casa durante a estação fria e garantir a ela iluminação constante para lhe dar a oportunidade de expressar a sua maravilhosa floração.
5. Metroxylon sagu
Conhecida como palmeira sagu, é uma planta de caule muito curto e muito indicada para ambientes internos. Precisa de muita luz indireta e requer rega apenas uma vez a cada 3 semanas, no inverno até uma vez por mês.
6. Zamioculcas zamiifolia
Jon Braggins/Wikimedia Commons
Planta nativa de Madagascar, se satisfaz com um copo de água uma ou duas vezes por mês, dependendo da estação. Pode viver tanto na sombra como em locais com muita luz, só tem de ter cuidado para não a expor ao sol direto.
7. Euphorbia milii
Também conhecida como Espinho de Cristo devido aos espinhos muito grandes em seu tronco, é uma planta suculenta com floração maravilhosa. Precisa de água apenas se o clima for particularmente quente e seco, em qualquer caso apenas quando o solo estiver seco. No inverno deve ficar dentro de casa e não descer abaixo de 4 graus, é melhor cultivá-la em um local bem iluminado.
8. Tillandsia
Como não mencionar Tillandsia, ou Filha do Vento, nesta lista. Esta planta é muito particular, resistente e autônoma, pois vive sem solo nem água, absorvendo a humidade e os nutrientes diretamente do ar. Deve ser cultivada em local sombreado e não muito seco, nebulizando uma vez por mês no inverno e uma vez a cada 2 semanas no verão.