Remover a hera das paredes e no jardim: conselhos úteis a seguir
A hera é uma das plantas mais resistentes do mundo: robusta e capaz de sobreviver nos mais diversos climas e condições, é explorada tanto decorativamente, talvez para criar sebes quase indestrutíveis, como para cobrir grandes áreas de edifícios ou mesmo extensões de relvados ou grandes canteiros de flores. Nesses casos, em geral, seu crescimento é controlado com podas periódicas, mas pode acontecer que o vigor da planta, combinado com um período de abandono, produza um excesso que deve ser administrado removendo o que sobra.
Com muito mais frequência, então, a hera aparece no jardim como uma trepadeira daninha, que rasteja em quase toda parte, especialmente nos troncos das árvores, bem como nas cercas vivas. Se não for eliminada quando jovem, rapidamente se apodera de grandes espaços, às vezes causando também a deterioração ou morte das plantas em que cresce.
Então, quando chegar a hora de remover essa videira teimosa, como fazer isso? Existem vários métodos a serem considerados.
Remoção das paredes da casa
Sempre que você estiver se preparando para remover a hera, é aconselhável proteger os olhos e as vias respiratórias, pois a planta libera pólen e poeira em grandes quantidades.
É preferível fazer a remoção após um período de chuva, ou molhando bem a parede antes de começar. Quanto aos métodos a utilizar:
- Manual: é o mais lento, mas também preciso. Então, o que é sempre recomendado. Começamos sempre por cima, puxando os ramos para baixo, utilizando ferramentas como machados ou foices para desprender os ramos mais resistentes. Alguns, maiores e mais robustos, terão que ser cortadas. Em qualquer caso, deve-se tomar cuidado para não danificar o reboco da parede.
- Química: existem agentes específicos, herbicidas concebidos especificamente para heras. Devem ser usados com cuidado seguindo as instruções dos fabricantes, usando as proteções necessárias e tomando muito cuidado para não deixar os produtos caírem nas plantas ao redor.
- Lavadora de alta pressão: mais rápida que os outros meios, porém pode causar danos na superfície da parede, sendo recomendado utilizá-la apenas na parte inferior, onde as toras são mais fortes.
- Queimador de maçarico: só deve ser utilizado se tiver a certeza absoluta de que o material com o qual se cobre a parede a ser liberada é ignífugo e está completamente intacto. Prosseguimos queimando lentamente as raízes que se agarram à fachada.
Remover a hera dos troncos
Também neste caso, vale lembrar que toda vez que você estiver se preparando para remover a hera, é aconselhável proteger os olhos e as vias respiratórias, pois a planta libera pólen e poeira em grandes quantidades.
Quando você quiser remover a hera do tronco de outra planta, deve seguir o passo a passo:
- Arme-se com uma serra para cortar os troncos de hera na base e novamente perto do ponto de onde começam os galhos principais;
- Com uma foice ou machadinha, desgrude os troncos da planta que deseja soltar;
- Continue separando os galhos da hera do restante da planta, tendo uma tesoura pronta para quebrar esses galhos e facilitar o processo.
- Quando restarem apenas as raízes com o pedaço de tronco na base, tente arrancá-las trabalhando com uma picareta, tentando não danificar as raízes da planta que deseja liberar da hera.
É preciso paciência e tempo, mas no final você vai conseguir!