Alho para suas orquídeas: saiba como usá-lo para ter plantas lindas e luxuriantes
As orquídeas são plantas que sabem chamar a atenção de quem as vê numa casa, loja ou viveiro: são elegantes, e a forma da flor é verdadeiramente inconfundível, embora existam tantas variedades. Ter uma planta saudável e luxuriante é motivo de orgulho para quem cultiva uma em casa, mas às vezes poder apresentar resultado semelhante é fruto de muita dedicação e cuidado constante.
Visto que na natureza, de fato, as espécies mais conhecidas são na verdade epífitas (não crescem no solo, mas com suas raízes aéreas agarradas às árvores) e prosperam em climas tropicais muito diferentes dos que temos em casa, o cultivo doméstico apresenta alguns desafios. Assim, se torna útil poder se ajudar com todos os remédios possíveis, principalmente aqueles que são praticamente gratuitos e totalmente naturais, como obter a ajuda do alho.
Pois é, o próprio bulbo que usamos na cozinha para dar sabor a mil pratos, aquele de sabor pungente e inconfundível, pode ser útil no cuidado de verduras, e também das nossas amadas orquídeas.
Contra bactérias, fungos e insetos que podem ameaçar a saúde de nossas orquídeas, o alho é uma solução preventiva ou levemente curativa (resumindo, não faz milagre quando a situação é grave, mas ajuda quando o problema ainda está no começo) para tentar. Existem duas maneiras de fazer uso de suas propriedades:
- Usando alho em pó, para fazer uma espécie de chá. Você vai precisar de uma colher de alho em pó (aquele que também serve para cozinhar) para 500 ml de água. Misture tudo em um borrifador, podendo borrifar a mistura diretamente nas folhas, assim como regar o solo.
- Usando dentes inteiros: nesse caso, você vai precisar de dois dentes de alho bem frescos. Retire as peles enquanto ferve a água em uma panela (meio litro serve). Quando a água ferver, retire do fogo e coloque os dentes de alho, deixando-os lá durante a noite ou até 24 horas. Em seguida, filtre todo o líquido, transfira para o borrifador e borrife no colarinho da orquídea e no solo.
Novamente, você pode usar um produto um pouco mais rico para usar como pesticida, para o qual precisará de um dente de alho, uma colher de óleo mineral (ou óleo branco) e água.
- Pegue um copo e despeje o óleo mineral nele.
- Esmague o alho e coloque no óleo, onde vai deixar por dois dias.
- Despeje 750 ml de água no frasco de spray
- Filtre o óleo, transferindo-o para a garrafa
- Agite bem antes de cada uso e pulverize diretamente nas plantas.
Esteja sempre atento a qualquer alteração na planta: cada uma pode reagir de maneira diferente, por isso pode ser necessário, principalmente se as folhas ficarem amareladas, diluir mais o produto.
Em qualquer caso, esses remédios devem ser usados ocasionalmente (uma vez por mês, por exemplo, ou a cada três semanas) e não devem ser considerados como substitutos de fertilizantes.
Você já experimentou usar alho em suas orquídeas?