Saiba mais sobre pisos magnéticos: lindo de ver e fácil de instalar
O piso é uma das superfícies na qual mais nos concentramos na hora de escolher como decorar a casa. De fato, não só o seu aspecto influencia enormemente o sucesso dos móveis em qualquer cômodo, pela dimensão da superfície que cobrem, como também são o elemento mais utilizado de todos os que compõem um ambiente. O tráfego contínuo de nossos pés, talvez combinado com as patas de nossos amiguinhos, muitas vezes nos leva a investir um pouco mais para escolher materiais que não sejam apenas bonitos mas, acima de tudo, mais duráveis.
Às vezes, porém, os custos e os prazos de instalação tornam algumas escolhas realmente impossíveis, então talvez você desista da beleza de materiais preciosos, como certos tipos de madeira ou pedra. Felizmente, porém, existe uma solução inovadora e muito mais rápida de instalar, tanto que muitas vezes é feita de forma independente: pisos magnéticos.
Esse tipo de piso permite renovar o visual de qualquer ambiente em um curto espaço de tempo, sem ter de gastar uma fortuna em mão-de-obra, podendo assim usufruir de muitos acabamentos diferentes. Na verdade, são compostos por ladrilhos magnéticos, feitos de material termoplástico, e dão vida a uma superfície bonita e resistente.
Como você pode ver no vídeo acima, existem dois blocos de construção de um piso magnético:
- O colchão feito de material metálico muito fino, que repousa no chão, no fundo;
- Ladrilhos magnéticos, que na maioria dos casos são feitos de PVC e podem ter uma infinidade de acabamentos para simular a aparência de pisos de madeira e muito mais.
Sem cola ou cimento! De fato, quando os ladrilhos e o tapete entram em contacto, é criado um campo magnético que garante a aderência firme de todas as partes do pavimento, sem o risco de os vários ladrilhos escorregarem no tapete ou se moverem ao caminhar sobre eles.
Uma precaução essencial, no entanto, antes de instalar, é limpar perfeitamente toda a superfície que será coberta primeiro pelo colchão e depois pelos ladrilhos: de fato, é necessário garantir que não haja detritos de nenhum tipo, que esteja perfeitamente nivelado e que não haja rachaduras. No máximo, portanto, esse piso deve ser restaurado antes de colocar o colchão.
Com as precauções devidas, também é possível instalar esse tipo de piso nos sistemas de aquecimento do solo.
Portanto, se você deseja reformar ou, de qualquer forma, renovar a aparência da casa, um piso magnético pode ser a resposta, pois você também pode colocá-lo em cima de um já existente! O que você acha?