Chega de umidade e mofo no quarto: os truques para evitá-lo

por Roberta Freitas

26 Fevereiro 2023

Chega de umidade e mofo no quarto: os truques para evitá-lo

Que o ar da casa tenha o nível certo de umidade é uma necessidade de todos, para viver em um ambiente saudável. Porém, o excesso desse valor envolve riscos à saúde assim como o caso contrário, ou seja, quando o ar está muito seco. Assim, quando há demasiada umidade, se criam as condições para o aparecimento de bolores e fungos, que se manifestam como manchas visíveis nas paredes, podendo também estragar móveis e tecidos no interior do cômodo.

Portanto, é imperativo garantir que isso não aconteça, principalmente no lugar onde provavelmente passamos mais horas todos os dias, ou seja, o quarto.

caralhation/Reddit

caralhation/Reddit

Pode haver muitas razões por trás do aparecimento de manchas de umidade ou mofo. Às vezes, é o resultado de algum dano estrutural, vazamentos, canos quebrados e similares. Tudo isso deve ser investigado prontamente para que saibamos remediar prontamente e eliminar a raiz do problema. Outras vezes, são também as condições ambientais ou a falta de certos cuidados que provocam a acumulação de umidade na casa.

A desumidificação, portanto, é o objetivo primordial: nos casos mais graves contamos com maquinários especiais, mas em outros casos é possível limitar a umidade também com remédios e cuidados caseiros, por exemplo:

  • Areje o quarto sempre que possível, abrindo as janelas por 20 a 30 minutos, mesmo no inverno, especialmente enquanto estiver ensolarado lá fora.
  • Evite introduzir roupas úmidas, não completamente secas, no quarto. E mais uma vez, não guarde o varal no quarto, a menos que o faça mantendo as janelas e/ou portas abertas para deixar entrar a corrente de modo a circular o ar e evitar a estagnação da umidade.
  • Caso não possa prescindir, principalmente no inverno, mantenha-os perto de fontes de calor e talvez até use um ventilador. De qualquer forma, nunca mantenha as janelas fechadas o tempo todo.
  • Deixe a luz do sol penetrar o máximo possível, em qualquer época do ano e principalmente nas estações frias: sem persianas ou cortinas fechadas, desde que seja dia lá fora.
  • Sirva-se de remédios caseiros para absorver a umidade: dentro de uma garrafa da qual você cortou o gargalo, depois inserindo de cabeça para baixo (com a boca para baixo) dentro do fundo, você pode inserir algodão bem dentro do gargalo e depois encher esse tipo de funil que você criou com bicarbonato de sódio, sal de mesa ou mesmo sal Epsom.
  • Se você notou manchas de mofo nas paredes e conseguiu eliminar a causa, ainda precisa se livrar dos esporos antes de repintar. Para fazer isso, você terá que usar peróxido de hidrogênio ou remédios à base de água sanitária. A primeira terá que ficar muito tempo em contato com a superfície, então borrife junto com bicarbonato, esfregue após 15 minutos para retirar a sujeira, e depois borrife novamente na parede, sem outros ingredientes, deixando até secar. 
  • Em vez disso, o alvejante pode ser deixado por apenas uma hora, arejando bem o ambiente (evite ficar no local enquanto ele funciona) e, possivelmente, usá-lo novamente por alguns dias seguidos.
  • Somente quando tudo estiver seco e limpo você poderá continuar a repintar.
  • Móveis: aqui você pode usar produtos em spray à base de sabão de Marselha e água oxigenada, aos quais, se quiser, também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de tea tree. Em qualquer caso, devem ser esvaziados, limpos com estes métodos, depois deixados secar perfeitamente antes de os encher novamente com objetos.
  • Tecidos: devem ser lavados em altas temperaturas (na medida em que os tipos de tecido e cores permitirem), com água oxigenada. Quanto à secagem, melhor ao sol (principalmente se forem brancos e não correm o risco de descolorir).

Um pouco de atenção e a umidade em casos não muito graves irá se tornar apenas uma lembrança!