4 dicas úteis para limpar perfeitamente as almofadas do sofá
O sofá é um dos acessórios de decoração mais usados em nossas casas. É o local que acolhe os nossos momentos de descontração, mas também aquele onde recebemos os hóspedes; tem quem trabalhe e até coma nele. Resumindo, nosso sofá corre o risco de se tornar um dos lugares mais sujos da casa em pouco tempo, se não lhe dermos a devida atenção.
Nem todos os sofás são iguais e, por isso, os passos a seguir para a limpeza variam conforme o nosso tipo de sofá. O importante é manter uma certa regularidade para evitar que poeira, cabelos, pelos de animais ou quaisquer manchas estraguem sua aparência, deixando-o feio, sujo e velho antes do tempo.
1. Aspirar
Creativo
Em primeiro lugar, é necessário aspirar as almofadas regularmente, pelo menos uma vez por semana, mais frequentemente quando também vivem crianças pequenas ou animais de estimação na casa. Use uma escova para estofados para remover poeira, cabelos, pelos e migalhas, aspirando no sentido das fibras com um leve toque. Se as almofadas forem removíveis, vire-as e aspire também o outro lado. Durante esta etapa, identifique todas as manchas que você irá remover mais tarde.
2. Tratar as manchas
Lembramos que será sempre melhor tratar manchas frescas, pois após a secagem serão mais difíceis de remover. Mesmo que as manchas estejam secas, você pode removê-las com apenas alguns passos. Faça uma mistura de detergente para louça ou roupa e água, coloque em uma garrafa e agite para formar uma espuma. Neste ponto, molhe um pano limpo e passe-o sobre a mancha, esfregando no sentido das fibras. Enxágue o pano e remova qualquer resíduo de espuma do sofá.
Se você está procurando um remédio natural, no entanto, prepare uma solução desinfetante e removedora de manchas despejando o suco de um limão e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 litros de água morna. Essa solução também será aplicada no sofá com o mesmo procedimento da anterior.
As etapas de limpeza subsequentes são diferentes dependendo do tipo de almofadas: removíveis ou não removíveis.
3. Almofadas removíveis
Creativo
Se as almofadas tiverem capas removíveis, remova a capa e lave separadamente. Neste ponto, encha a banheira cerca de 1/3 e despeje 2 colheres de sopa de detergente líquido, misturando bem. Mergulhe completamente as almofadas na água e, bombeando com as mãos, agite-as para que a água penetre completamente nas fibras. Deixe-as de molho por 10 a 15 minutos antes de repetir a operação uma segunda vez. Em seguida, enxágue, apertando bem as almofadas e mergulhando-as em água limpa, bombeando para deixar sair a água com sabão e repetindo a operação se necessário. Aperte as almofadas delicadamente, em seguida, envolva-as em toalhas secas e esprema bem para tirar todo o excesso de água. Deixe secar ao ar livre antes de colocar as almofadas de volta no lugar.
4. Almofadas não removíveis
Se as almofadas não forem removíveis, a melhor solução é buscar uma máquina de limpeza de estofados, que força uma solução de limpeza para dentro dos tecidos e depois a aspira, removendo também a sujeira. Após a aspiração habitual para remover pó, migalhas e cabelos, faça um teste de compatibilidade passando a máquina por uma parte pequena e discreta do sofá.
Quando tiver certeza de que a máquina não danificará seu sofá, prossiga com a limpeza, trabalhando em seções. Se necessário, repita a operação várias vezes, lembrando que o sofá estará limpo quando a água extraída for límpida. Deixe as almofadas secarem completamente antes de usar o sofá novamente; se quiser acelerar o tempo de secagem, pode instalar um desumidificador ou um ventilador próximo.