7 dicas preciosas para fazer a cor durar o máximo possível

por Roberta Freitas

01 Março 2023

7 dicas preciosas para fazer a cor durar o máximo possível

Quem muitas vezes tem que lidar com tintura de cabelo, seja por necessidade ou por opção, sabe o quanto é cansativo manter o cabelo sempre bem cuidado e arrumado. Raiz, desbotamento da cor, cabelos secos e outros problemas estão sempre ao virar da esquina e acompanhar tudo geralmente se torna cansativo. Sem falar nos altos custos que uma ida frequente ao cabeleireiro pode acarretar.

Portanto, aqui estão algumas dicas úteis para manter o cabelo o mais saudável possível e a cor intacta por mais tempo ou, se necessário, remediar o desbotamento e o crescimento para não precisar de mais uma sessão no cabeleireiro.

Pexels

Pexels

  • Shampoo para cabelos coloridos: para uma cor mais duradoura e bonita de se ver, a primeira coisa a se fazer é, sem dúvida, usar um shampoo feito especialmente para cabelos coloridos. Existem muitos no mercado e eles são adequados para as necessidades de todos. E, para maior segurança, pode sempre pedir conselhos ao seu cabeleireiro.
  • Lavagem frequente: parece óbvio repetir, mas nem todos sabem disso. Evitar lavagens muito frequentes, reduzindo-as às verdadeiramente essenciais, é um fator bastante influente na proteção da cor, porque qualquer tipo de tinta de cabelo, mesmo permanente, quanto mais se lava, mais desbota.
  • Condicionador e tratamentos hidratantes e reparadores: a utilização do condicionador, tanto antes como depois da lavagem, e tratamentos hidratantes ou reparadores com alguma regularidade, ajuda a manter os cabelos bem hidratados e, consequentemente, com uma cor mais encorpada e brilhante.
  • Enxágue a frio: fazer um enxágue a frio no final da lavagem ajuda a fechar as escamas do cabelo, selando-o e limitando a perda de cor.
  • Fontes de calor: as fontes de calor devem ser evitadas ao máximo se você quiser proteger a cor. Alisadores, secadores de cabelo e enxágues com água quente são inimigos jurados da cor e do próprio cabelo. Se você realmente não pode evitá-los, reduzir sua frequência certamente pode ajudar.
  • Kit de coloração para raiz: existem no mercado kits para retocar a cor, entre uma sessão de cabeleireiro e outra, apenas na zona das raízes afetadas pelo crescimento. É um método útil para camuflar esse problema, especialmente em quem tem cabelos brancos ou em quem tem uma cor inicial muito diferente da artificial e o crescimento tem um contraste grande e perceptível. É uma solução que permite retocar apenas essa zona sem estragar o trabalho do cabeleireiro com tinturas faça você mesmo em toda a cabeça.
  • Retoque em spray ou rímel: existem soluções mais instantâneas e menos duradouras que permitem retocar o crescimento quando necessário e que desaparecem com a lavagem. São sprays para vaporizar ou rímel para aplicar nas áreas afetadas para salvar temporariamente a situação.

Você já conhecia um ou mais truques dentre os citados?