Se você tem um destes 12 itens em casa, está na hora de jogá-los fora
Basta passar apenas alguns meses em uma casa, para acumular objetos não tão essenciais em algum canto, principalmente em gavetas e caixas escondidas. E se a permanência for de anos, ou talvez sejamos os últimos de uma série de gerações de famílias que moram no mesmo espaço, então a presença de objetos supérfluos é uma garantia.
Certamente, isso não significa que tudo o que não é novo mereça ser jogado fora, mas é mais provável que tenhamos objetos antigos em casa, não mais realmente funcionais e nem mesmo preciosos por motivos emocionais, dos quais poderíamos nos livrar, abrindo espaço para muito mais coisas. Abaixo indicamos 12 deles, mas podem ser muito mais!
VHS
As fitas de vídeo são o legado de um passado que não é fácil imaginar voltar à tona, como acontece com os vinis. Elas são muito menos confortáveis de usar, a qualidade de áudio e vídeo é muito inferior aos formatos digitais e, acima de tudo, são muito mais perecíveis. Sem contar que você deve sempre manter em casa leitores adequados, que ocupam mais espaço. Você tem que se forçar e talvez decidir convertê-las em digitais, para poder jogá-las fora.
Travesseiros
Os travesseiros onde dormimos não só precisam ser limpos periodicamente, mas em todo caso devem ser substituídos a cada dois ou três anos, se os usarmos todos os dias. Eles são um repositório de germes e bactérias, e nenhuma limpeza profunda os elimina completamente.
Protetores solares
Quase todos os cosméticos, e principalmente os protetores solares, devem ser descartados dentro dos prazos indicados na embalagem: são válidos por alguns meses, no máximo um ano, após esse período não poderão nos proteger como deveriam. Melhor escolher um, usar ao máximo e não estocar muito.
Caixas
Se você tem gatos, é diferente, pois eles as adoram e é bom ver como eles brincam com elas. Mas mesmo assim é melhor não exagerar: guarde sempre os que você realmente vai usar de imediato, talvez algumas outras (de preferência dobradas), mas jogue fora as pequenas ou aquelas que você não planeja reciclar em alguma forma criativa.
Talheres de plástico
Às vezes, certas refeições individuais vêm com talheres, que dá pena jogar fora. Mas em algum momento é melhor usar todos eles ou fazer uma limpa. Assim como aqueles comprados para alguma festa. Uma discussão separada pode ser feita para talheres biodegradáveis, que não acabarão poluindo de qualquer maneira.
Cabos
Quantos modelos de aparelhos eletrônicos já mudamos na vida? Talvez tenhamos descartado os aparelhos, mas os cabos continuem amontoados em alguma gaveta, caixa ou bolsa. De vez em quando, é melhor fazer uma limpeza.
Sapatos
Se estiverem velhos e desgastados, é praticamente impossível que façam seu trabalho e também sejam confortáveis. Melhor ter coragem de se desfazer dos sapatos que você mais ama, ou talvez pensar em reciclá-los com tarefas criativas.
Celulares
Todos sabemos que os celulares não servem apenas para fazer chamadas, e que todos os modelos adquiridos não conseguem ser atuais em um prazo máximo de dois ou três anos: aplicações cada vez mais pesadas, navegação que exige cada vez mais recursos, pouco espaço, fotos de baixa qualidade. Sempre chega um momento em que você tem que se desfazer dele.
Computadores
Quem estuda e trabalha nele todos os dias sabe que é melhor ter um computador de faixa médio-baixo mas relativamente moderno do que um de alta gama mas ultrapassado: quando chega o momento em que nem mesmo algum técnico consegue mudar componentes internos para manter estas máquinas performáticas, em sintonia com os tempos, nem mesmo um PC usado ocasionalmente em casa é capaz de nos permitir fazer tantas coisas essenciais.
Roupas
Entre as coisas das quais é mais difícil nos separar estão nossas roupas favoritas, mesmo quando estão fora de moda ou estragadas pelos anos. E nesse caso também, salvo as ideias de reciclagem e as que têm um valor sentimental, as outras devem desaparecer.
Óculos
Se os seus óculos têm lentes que já não servem, só merecem ficar em casa se atualizar esse elemento fundamental. E se estiverem quebrados ou sem conserto, é hora de dizer adeus.
Toalhas e lençóis
Chega um momento em que ficam muito puídos, talvez manchados e sobretudo com buracos. É aí que você decide se vai transformá-los em projetos de costura, ou transformá-los em panos de limpeza.
Quantos desses itens você ainda tem em casa?