10 dicas úteis para lembrar ao comprar seu próximo par de sapatos

por Roberta Freitas

06 Março 2023

10 dicas úteis para lembrar ao comprar seu próximo par de sapatos

Cada vez que você compra um novo par de tênis, faz um pequeno investimento para o futuro: é uma questão de visual, até de conforto ou, no caso do calçado esportivo, de performance e eficiência também. Em suma, cuidamos da aparência, mas também devemos levar em consideração o nosso bem-estar. Assim, um sapato novo, certo e confortável, além de bonito, consegue nos deixar felizes.

Então, quais são os recursos aos quais prestar atenção e quais são os parâmetros a serem lembrados ou aqueles que nos ajudam a fazer a compra perfeita? São muitos os fatores que influenciam na compra, e indicamos 10 para você ter em mente a seguir.

Que tipo de pé você tem?

Que tipo de pé você tem?

amorfotos /Reddit

É importante conhecer suas necessidades. Às vezes, em alguns consultórios médicos ou centros de terapia, é possível saber o tipo de pé que você tem: dependendo do tipo, falamos de grego, egípcio, romano e outros. Uma forma de entender qual é o seu tipo, além de observar o formato e o comprimento dos dedos, é levar em consideração a pegada que deixamos no chão. Isso nos diz se o pé está mais plano ou arqueado, se apoiamos o peso para fora ou não. Todas essas indicações são úteis quando fazemos compras, especialmente se pudermos obter ajuda de lojistas que sabem o que estão fazendo.

Tire suas medidas

Quando não se tem informações precisas sobre o tipo, devemos saber ao menos o tamanho do pé, em comprimento e largura.

Você pode usar uma fita métrica e medir do calcanhar até o dedo mais longo. E depois de lado. Ou você pode desenhar o contorno do pé no papel e medir o desenho. Ainda assim, um método rápido é colocar o pé no chão, com o calcanhar apoiado em uma parede (da casa, ou de um móvel) e marcar o ponto onde chega o dedo mais longo, depois medir a distância dele com parede. Assim até as compras online se tornam mais fáceis!

Cuidado com os pés inchados

Cuidado com os pés inchados

Jesus Carrillo/Pexels

Se você deseja encontrar sapatos que caibam perfeitamente, nunca deve se contentar com aqueles que se encaixam como uma luva, especialmente se for fazer compras pela manhã ou quando seu pé estiver descansado. Melhor comprar um tamanho que aguente o pé mesmo quando ele incha durante o dia ou depois de caminhar/correr muito, para nunca ser espremido de forma dolorosa.

Palmilhas que ajudam

Palmilhas que ajudam

Amazon

As palmilhas para inserir no calçado não são utilizadas apenas em caso de problemas ortopédicos, ou como corretivo. Exceto no caso de calçado verdadeiramente ergonômico (e geralmente bastante caro), seria sempre bom equipar nossos sapatos com palmilhas de qualidade, talvez em gel ou em qualquer caso feitas para tornar o ajuste confortável e macio e amortecer o passo. Será um prazer calçar até os sapatos mais baratos e de sola fina, com a palmilha certa! Porém, tenha cuidado: palmilhas boas geralmente são grossas, então é melhor que o sapato seja um pouco maior para permitir espaço para elas e para o pé sem restringir.

Troque de sapatos

Troque de sapatos

pxhere.com

Usar os mesmos sapatos repetidamente faz com que eles se estraguem imediatamente, principalmente porque tende a desgastar primeiro parte dos sapatos e, como resultado, você acaba andando incorretamente. A menos que você esteja pronto para comprar com mais frequência, alterne os calçados que você usa a cada estação.

Cuidado com a sola

Cuidado com a sola

Trizocbs/Reddit

As solas dos sapatos são importantes para a aderência na rua, mesmo quando não são calçados esportivos. Alguns, então, podem ser moldados de forma a se encherem de pedrinhas ou detritos, o que pode causar desconforto.

Experimente sempre os dois sapatos

Experimente sempre os dois sapatos

Pixnio

Na hora de tirar as medidas, você terá que tirar para os dois pés, e se experimentar os sapatos na loja, terá que calçá-los e, principalmente, fechar/amarrar os dois. Assim você descobrirá se realmente encontrou o par certo.

Evite sapatos de sola fina

Evite sapatos de sola fina

Amazon

O solado, portanto a parte que percorre todo o pé, deve ser de espessura média e, no caso das rasteiras, também bastante flexível, no caso do salto, por outro lado, pode ficar um pouco mais rígido, mas não muito.

Portanto, devemos prestar atenção não apenas ao formato do salto, mas também à espessura de todo o sapato e se há um pouco de platô para fazer o ajuste.

Não fique com os sapatos por muito tempo

Não fique com os sapatos por muito tempo

kymar123/Reddit

No caso dos calçados esportivos, o uso que você fará deles deve ser sempre considerado: se for muito frequente e intensivo, sua vida útil será menor. Isso nos ajuda a entender que tipo de despesa podemos enfrentar ao longo do tempo.

Chinelos ok, mas nem sempre

Chinelos ok, mas nem sempre

Reddit

No verão, alguns modelos de chinelos são a salvação: confortáveis ​​em casa ou no dia a dia mesmo ao ar livre, e abertos, para não morrer de calor. No entanto, é sempre aconselhável alternar com outro tipo de calçado, porque os chinelos tendem a nos fazer assumir uma postura errada, o que dificulta o uso de outra coisa.

Pronto para encontrar o seu próximo sapato ideal?