Se você coloca o varal na varanda, a canela pode ser uma grande ajuda para você
Quando o tempo permite, é sempre preferível secar a roupa ao ar livre: não cria humidade em casa, seca mais rapidamente e, se for atingida pela luz solar, se evita também o risco de formação de bolor nos tecidos, sem contar que o sol ajuda a clarear ainda mais os brancos. Mas na cidade, e não só, deixar a roupa fora pode envolver um risco que não deve ser subestimado: acabar por ter tudo sujo devido à presença de pombos que adoram parar por perto.
Existem vários métodos para tentar afastar estas aves, que por vezes nidificam tão perto da varanda que ficam presentes dia e noite, fazendo barulho e sujando muito as sacadas. Sem recorrer a métodos agressivos para esses animais, de fato inofensivos, pode tentar afastá-los com métodos simples, que tornam a nossa varanda menos desejável. Uma delas é a canela em pó.
Os pombos, aliás, não gostam de cheiros muito fortes, e o da canela é particularmente pungente e persistente: acaba irritando as fossas nasais desses animais, que por isso preferem se manter afastados da especiaria.
Como usar a canela? Existem várias maneiras de fazer isso:
- Você pode polvilhar a canela em pó nas áreas onde os pombos descansam com mais frequência, ou onde eles poderiam nidificar.
- Alguns espalham o pó diretamente no varal, ou melhor, nas roupas penduradas, para que os pássaros fiquem pelo menos longe dele. Mas então você tem que se certificar de sacudir bem, antes de levar as roupas e tecidos para dentro de casa.
- Um spray: em um borrifador, misture dois terços de água e um de vinagre branco e adicione uma colher de canela em pó. Agite bem antes de cada uso e pulverize generosamente em todos os lugares onde os pombos possam entrar.
Além da canela, pimenta ou pimentão podem ser usados de maneira semelhante. Até bolas de naftalina em flocos ou bolinhas (aquelas que você usa em guarda-roupas) são eficazes.
São remédios naturais, bastante eficazes se a situação não for particularmente grave (não podem fazer muito no caso de uma colônia já estabelecida, mas vale a pena tentar de qualquer maneira) e, acima de tudo, têm como limitação o fato de que devem ser administrados com boa regularidade: o cheiro não pode durar para sempre, e a chuva e o vento podem ajudar a dissipar o efeito mais cedo do que deveria. No entanto, também são baratos, respeitam a natureza e não são agressivos com esses animais. Vale a pena experimentar antes de passar para outros métodos, não acha?