Cebola finamente picada em 30 segundos: o método inteligente que você pode tentar
A cebola é a base de muitos pratos, em tradições culinárias de todo o mundo ou quase. Talvez quando éramos crianças fossem uma daquelas comidas que não gostássemos de comer, mas quase sempre chegamos a um ponto da vida em que temos que mudar de ideia e aqui triunfam em muitas preparações, muitas vezes até muito saborosas (você também está pensando em anéis de cebola fritos?).
Assim, é fácil que, de todas as vezes que estamos na cozinha preparando legumes para algum prato, muitas vezes entre eles esteja a cebola: fresca, vermelha, branca... São muitas variedades, mas quase todas têm um fato em comum, ou seja, que podem nos fazer chorar. Então, por que não aprender um método para cortá-las finamente em questão de segundos? Teremos uma cebola picadinha digna de chef, e não teremos deixado tempo para a cebola nos fazer derramar uma lágrima!
via Melanie Lionello/Instagram
Alguns já devem saber disso, mas se não, vale a pena tentar este método para picar cebolas em apenas 30 segundos. Um vídeo no Instagram também mostra isso claramente, no feed de Melanie Lionello.
Trata-se de pegar a cebola da ponta da raiz e cortar apenas a base do lado oposto. Desta forma, você pode colocar a parte cortada na tábua de cortar e a cebola ficará estável. Segure a cebola bem pelas raízes que agora estão voltadas para cima e faça uma série de cortes longitudinais, como se quisesse obter gomos, mas sem começar logo de cima: alguns milímetros abaixo é suficiente. Faça isso em toda a cebola, depois coloque de lado novamente e corte apenas transversalmente como se fosse cortar pelo lado plano, e aí está um picadinho fino.
Você pode entender melhor como fazer isso vendo o vídeo abaixo.
Entre outras coisas, parece que ao cortar a cebola sem retirar primeiro a parte da raiz, se consegue o efeito de não chorar, porque o gás que causa as lágrimas se concentra sobretudo nessa parte. Então se você se apressar, não vai dar tempo dele se soltar enquanto você ainda estiver cortando, então não vai entrar em contato com o líquido dos nossos olhos se transformando no ácido sulfúrico, que causa aquela irritação chata.
Rápido e sem estresse: é uma conquista na cozinha!