Plantas suspensas: as 12 melhores espécies para cultivar em vasos suspensos

por Roberta Freitas

13 Março 2023

Plantas suspensas: as 12 melhores espécies para cultivar em vasos suspensos

Mesmo que o espaço externo do seu apartamento seja limitado, isso não significa que você deva desistir de embelezá-lo com vasos de flores ou plantas verdes. Cada varanda, terraço, sacada ou pequeno canto do pátio pode de fato ser decorado com vasos suspensos e são inúmeras as espécies que dão o seu melhor com este método de cultivo, expressando plenamente a sua beleza.

As plantas suspensas precisam de cuidados um pouco diferentes das cultivadas no chão e nem sempre são adequadas para quem não tem tempo ou vontade de cuidar delas. Na verdade, elas precisam de regas mais frequentes, pois o espaço disponível para suas raízes é menor. Ao mesmo tempo, porém, devemos lembrar de evitar a estagnação da água, por isso é essencial que os vasos tenham orifícios de drenagem. Adubações regulares também são essenciais, assim como as podas, essenciais para um crescimento menos desordenado. Sem esquecer a luz e a temperatura, bem como qualquer compatibilidade no caso de vasos com várias plantas diferentes.

Mas quais são as melhores plantas para cultivar em vasos suspensos? Hoje indicamos 12 espécies.

1. Pennisetum

1. Pennisetum

Cillas/Wikimedia Commons

Planta elegante de caule fino, com hastes suaves de flores que variam de marrom a rosa-bronze, é relativamente fácil de cultivar. Existem variedades de pequeno tamanho e crescimento compacto, que são adequadas para cultivo em vasos desde que tenham pelo menos 40 cm de profundidade. Precisa de um local bem iluminado e quente e de um solo bem drenante, de preferência com argila expandida ou cascalho no fundo do vaso para evitar estagnações.

2. Bacopa

2. Bacopa

Forest & Kim Starr/Wikimedia Commons

Uma planta perene com maravilhosas flores brancas no verão, é a planta ideal para um vaso pendurado em uma varanda ou pátio. Prefere meia sombra e em pleno sol pode sofrer ou florir pouco. Ela precisa de rega regular e fertilização para permanecer luxuriante.

3. Samambaia tigre

3. Samambaia tigre

BotBln/Wikimedia Commons

A samambaia tigre é uma variedade da samambaia de Boston com características folhas listradas, o que a torna mais particular e cativante do que a variedade mais conhecida. Essa planta prefere locais pouco iluminados e com alta umidade e por isso também se adapta muito bem ao cultivo interno. Não gosta de estagnações, por isso se beneficiará da rega por nebulização nas folhas, o que manterá o grau de umidade adequado.

4. Rosário

4. Rosário

Erbse am Band/Wikimedia Commons

Planta com características folhas redondas semelhantes a ervilhas, deve o seu nome ao aspecto dos seus caules, que lembram as coroas do rosário. Presta-se muito bem ao cultivo em vasos suspensos e pode ser orientada para um crescimento mais caído e esparso ou mais cheio e curto. Adora luz forte e não tolera o frio, por isso encontra sua posição ideal dentro de casa perto de uma janela ensolarada. Deve ser regada quando as folhas apresentarem um aspecto enrugado. Tenha cuidado para mantê-la longe de crianças e animais de estimação, pois se ingerida é irritante.

5. Osteospermum ou margarida africana

5. Osteospermum ou margarida africana

David Stang/Wikimedia Commons

Planta vigorosa e arbustiva que pode alegrar as suas varandas ou jardins com a sua floração colorida; é muito resistente ao calor mas deve ser protegida do frio para que se mantenha ao longo dos anos sem perder a floração, que diminui a partir do segundo ano. É melhor colocá-la a pleno sol ou meia-sombra, se cultivada à sombra não floresce de jeito nenhum. Deve ser regada regularmente e abundantemente durante a floração, com moderação durante o repouso vegetativo, durante o qual é aconselhável adubar a cada 15 dias aproximadamente. Também se presta bem a ser combinada com outras espécies, pois um vaso muito grande causaria um aumento de folhas em detrimento das flores.

6. Sedum morganianum ou rabo de burro

6. Sedum morganianum ou rabo de burro

David Stang/Wikimedia Commons

Deve o seu nome às folhas agrupadas em tranças pendentes, motivo pelo qual se adapta muito bem ao cultivo suspenso. Essa planta é uma suculenta perene muito adequada para cultivar dentro de casa, onde só precisa de muita luz. Ao ar livre, pode sobreviver mesmo apenas com água da chuva, desde que no inverno as temperaturas não sejam muito severas; se cultivada dentro de casa, deve ser regada 1-2 vezes por semana no verão, uma vez a cada 15-20 dias no inverno.

7. Petúnia híbrida

7. Petúnia híbrida

Kurt Stuber/Wikimedia Commons

Linda planta com flores disponível em uma ampla gama de cores, é perfeita para crescer em vasos suspensos para dar cor e vitalidade aos seus espaços abertos. O solo deve ser leve e drenante, a exposição ideal é ao sol, para garantir a floração completa.

8. Lobélia

8. Lobélia

André Karwath aka Aka

Excelente canteiro ou planta de bordadura também indicada para cultivo suspenso, se caracteriza por uma floração delicada em tons de azul e roxo. Precisa ficar exposta a pleno sol ou meia sombra, mas tende a murchar quando recebe muito calor. Elimine as flores murchas para mantê-la luxuriante e, se a planta ficar com uma aparência esbelta, corte os caules até um terço para melhor crescimento.

9. Impatiens

9. Impatiens

Sabina Bajracharya/Wikimedia Commons

Esta planta se beneficia do cultivo suspenso, pois no solo pode hospedar facilmente o míldio, um bolor agressivo e muito prejudicial. Perfeito como decoração graças às suas belas e abundantes flores coloridas, necessita de um local à meia-sombra e rega regular; o solo deve estar sempre úmido, mas não molhado.

10. Tredescantia

10. Tredescantia

Mokkie/Wikimedia Commons

Planta perfeita para jardim ou apartamento, dependendo da variedade, seus caules prostrados são perfeitamente adequados para o cultivo suspenso.Também é uma planta que, devido às suas pouquíssimas necessidades, é adequada para o cultivo mesmo para quem não está familiarizado com a jardinagem. Adora a luz mas sobrevive pacificamente mesmo em zonas sombreadas ou escuras e, embora normalmente cresça em zonas húmidas, também é capaz de resistir a climas muito secos, motivo pelo qual é indicada para quem se esquece de regar. No verão, é melhor fertilizar a cada 2 semanas.

11. Echeveria

11. Echeveria

Krzysztof Ziarnek, Kenraiz/Wikimedia Commons

Planta suculenta com folhas prateadas, cresce em colônias e produz pequenas flores coloridas em forma de sino. De cultivo simples, de preferência em vasos pois não suporta temperaturas abaixo dos 7 graus, prefere a exposição solar plena e só necessita de regas regulares no verão.

12. Verbena speciosa

12. Verbena speciosa

Zirguezi/Wikimedia Commons

Concluímos com uma planta com uma inflorescência maravilhosamente colorida e espessa, que garantirá ao seu vaso suspenso uma almofada colorida perfeita. Planta de baixa exigência, requer apenas um solo bem drenado e um local ensolarado, o que garantirá uma floração perfeita. A rega deve ser regular, mas apenas quando o solo estiver seco.

Já escolheu as plantas para a sua varanda?