8 coisas que você nunca deve aspirar
Quando temos que limpar o chão, ou carpetes, de sujeira seca, a primeira ferramenta que vem à mente para se apressar sem cansar é certamente o aspirador de pó. É mais potente do que qualquer vassoura e remove melhor os detritos, limpando até mais profundamente do que poderíamos fazer manualmente. Mas acima de tudo, nos permite alcançar estes resultados mesmo em menos tempo. E se é uma ferramenta muito leve e prática, é fácil para nós tê-la sempre à mão.
E, no entanto, existem alguns materiais que seria melhor evitar aspirar: não tanto, ou não só, porque os nossos aparelhos não conseguiriam removê-los, mas porque poderiam, mais ou menos rapidamente, danificar o aspirador em si. Abaixo você encontrará alguns exemplos.
Ao não aspirar os itens listados abaixo (ou, para alguns, não aspirar com frequência), seus aparelhos durarão mais e não haverá dinheiro extra para gastar em reparos! Vamos ver quais são.
Cabelos e pelos (se em tufos abundantes)
É verdade que os aspiradores de pó são os seus melhores aliados quando se tem animais de estimação em casa, mas ainda assim é preciso ter cuidado ao usar a maioria dos modelos disponíveis: de fato, quando há muitos pelos, e são tufos grossos, podem entupir o dispositivo. O mesmo pode ser dito dos cabelos: quando são alguns fios, não é um problema, mas quando são mechas, pior ainda se úmido, então evite usar o aspirador de pó. Será necessário retirar o volume com vassouras e métodos tradicionais, para depois finalizar tudo com aspirador de pó.
Água e líquidos
Existem aparelhos capazes de lavar, além de aspirar o chão: também podem aspirar água e líquidos não muito viscosos. Mas para todos os outros tipos de aspiradores, os líquidos são o inimigo número um, a serem evitados completamente para não quebrar o aparelho.
Cacos de vidro
Se o seu copo quebrar, corra para pegar a vassoura, e quem sabe até um pano úmido, mas não o aspirador: são entulhos capazes de danificar as partes internas do maquinário em questão. Portanto, primeiro varrer a massa e depois usar o pano úmido para retirar as farpas que possam ter ficado no chão.
Moedas, clipes de documentos
Esses objetos de metal, ou similares, sempre devem ser retirados à mão antes que o aspirador passe sobre eles: muitas vezes, de fato, eles conseguem ser sugados, mas depois ficam presos nos espaços internos. O risco é para o motor ou outros componentes. Melhor evitar!
Grãos de café
Se um pouco cair no chão durante a limpeza da cafeteira, é melhor usar uma vassoura: em comparação com outros tipos de sujeira em pó, principalmente porque ainda estão úmidos, podem aderir às paredes internas do tubo de sucção, e se ele não for limpo com frequência, pode formar mofo.
Pós muito finos
Existem tipos de pó realmente impalpáveis, como certos cosméticos ou mesmo alguns ingredientes usados na culinária (açúcar de confeiteiro, certos amidos e similares). Não é uma proibição absoluta, mas aspirar muitas vezes pode causar danos: a granulometria é tão fina que essas poeiras podem penetrar nas partes internas do motor e superaquecê-lo.
Terra para plantas
Também neste caso é uma proibição relativa: ao aspirar a terra de tapetes e afins, corremos o risco de, esfregando o aspirador sobre eles, fazer com que a sujeira acabe ainda mais entre as fibras. E se, em vez disso, você aspirar a terra do chão, é uma boa ideia limpar o aparelho antes de passar para a próxima superfície, caso contrário, o aspirador pode carregar a terra com ele.
Cinzas
Creativo
A cinza cria um problema semelhante ao visto com o pó fino: ao tentar aspirar é fácil que, por ser muito fina, acabe sendo jogada fora novamente. Existem aspiradores especiais, com respiradouros mais largos e sem fendas por onde as cinzas possam escapar. Além disso, lembre-se sempre de verificar a temperatura das cinzas antes de aspirá-las: elas retêm o calor mesmo por horas depois que o fogo se extinguiu, e isso danificaria qualquer ferramenta.
Um pouco de cuidado e seus aspiradores durarão muito tempo!