10 tendências de mobiliário do passado que voltaram para as casas de todo o mundo
Todos nós sabemos que a moda e as tendências são em grande parte um ciclo contínuo: a cada poucos anos vemos o retorno de detalhes de estilo, de roupas a móveis domésticos e em milhares de outras áreas, que eram super populares alguns anos antes. Claro que ainda voltam um pouco atualizados, e pelo simples fato de serem combinados com tantos outros elementos derivados do gosto mais moderno e contemporâneo, se renovam automaticamente, mas sua matriz ainda está enraizada no passado.
Assim, mesmo nas tendências de design de interiores, algumas correntes de estilo, certos tipos de materiais ou acessórios que desapareceram por um determinado período, voltam a dar um belo show nas casas mais bonitas e elegantes, e assim também nas redes sociais e em revistas. Vejamos a seguir algumas dessas tendências que ressurgiram com sucesso.
Latão
Torneiras, puxadores e maçanetas: esse metal, um pouco menos chamativo que o ouro e mais quente que o aço, consegue dar um toque vintage a qualquer banheiro, cozinha e cômodo em geral. Mesmo quando colocado em contextos completamente modernos!
Banheira independente
Antigamente, as banheiras, das mais humildes às mais suntuosas, eram sempre independentes, ou seja, não integradas na arquitetura do banheiro. Banheiras que iam desde as de madeira e metal até as decoradas com todo tipo de materiais preciosos nas casas dos grandes nobres. Só muito mais tarde se estabeleceram as banheiras de alvenaria ou aquelas que, com suas molduras, preenchem cantos inteiros do banheiro.
Há vários anos, porém, aquelas autônomas são as preferidas, mesmo com designs ultramodernos e essenciais.
Papel de parede
Se nada supera o branco e as cores vivas, os papéis de parede já estão presentes em muitos lares ao redor do mundo. Antigamente se pensava que pesavam no ambiente, privando-o de luz, mas agora se apreciam as suas infinitas decorações, ousando mesmo com os muito escuros, talvez para paredes de destaque em vez de usá-lo em todas as paredes de um cômodo. Os motivos florais ingleses e franceses, então, são um sinal de grande elegância.
Painéis de madeira nas paredes
Ao vê-los, imediatamente pensamos nos séculos passados, desde residências até locais de descanso, como tabernas e similares. No entanto, a ideia de enriquecer as paredes com esses detalhes se tornou extremamente popular em todos os lugares: podem ser paredes inteiras, ou mesmo apenas a faixa que cobre uma parte inferior. Cores, acabamentos e dimensões podem transformar qualquer ambiente de mil maneiras.
Armários fechados na cozinha
Se as prateleiras suspensas, ou seja, muitas prateleiras completamente abertas, têm um apelo indiscutível, são também elas que obrigam a manter tudo sempre em ordem e perfeitamente espanado. É aqui então que, tanto por comodidade como por estética, os clássicos móveis de parede, fechados com portas, têm reafirmado a sua predominância nas cozinhas de quase todo o mundo.
Cores brilhantes na cozinha
A predominância do bege, dos cinzas claros e das cores neutras continua indiscutível, mas não é mais raro encontrar cozinhas que destacam os móveis, ou mesmo as paredes, em tons claros e alegres!
Maximalismo
O estilo minimalista excluiu qualquer forma de exuberância no mobiliário por décadas: cada cômodo da casa parecia que só poderia ser refinado se fosse reduzido ao essencial, com linhas nítidas e poucos objetos visíveis. Agora, muitos estão adotando a abordagem exatamente oposta, com explosões de cores, variedade de materiais e combinações atraentes.
Madeira clara
Pisos de madeira muito claros e, com eles, também os móveis: essa também foi uma tendência generalizada desde a disseminação do gosto nórdico e continua sendo muito popular.
Muitas plantas
Falamos de selva urbana, para sublinhar o ideal de espaços domésticos que evocam a natureza luxuriante, com plantas pendentes e arbustos. Mesmo uma grande abundância de plantas não é mais vista como turbulenta e, de fato, é fortemente recomendada, até mesmo para o bem-estar de todos os moradores!
Móveis trançados
A ideia de móveis em rattan, vime ou mesmo painéis de palha de Viena foi relegada ao passado por muitos anos, como expoentes de um gosto marcado pelos anos. Eram usados principalmente para cantos ao ar livre. Agora, porém, eles também encontram um lugar em contextos contemporâneos e, acima de tudo, se exibem bem dentro de casa!
Já adotou alguma dessas tendências na sua casa?