Usar a máquina de lavar economizando água e eletricidade: todos os truques para fazer isso

por Roberta Freitas

19 Março 2023

Usar a máquina de lavar economizando água e eletricidade: todos os truques para fazer isso

Poupar em todo o tipo de custos e aspetos da vida quotidiana é cada vez mais necessário e indispensável. Do supermercado ao consumo de água e eletricidade, a economia é uma necessidade constante que procuramos satisfazer pondo em prática os mais variados tipos de estratégias.

Aqui, em particular, decidimos apostar na economia de água e eletricidade que se pode obter com a utilização da máquina de lavar, implementando uma série de medidas direcionadas, começando pela seleção do programa mais adequado. Aqui estão as sugestões certas para fazer isso sem muitas dúvidas e contratempos.

Creativo

Creativo

  • Programa e temperatura: a economia nos custos da máquina de lavar começa a ser implementada a partir dos programas e ciclos de lavagem escolhidos. No que diz respeito às máquinas de lavar de última geração, é aconselhável escolher os chamados ciclos de lavagem ecológicos, agora presentes em quase todos os aparelhos e muito comuns. Em geral, é sempre uma boa ideia começar a lavar a baixas temperaturas, a menos que a sujeira seja mesmo muito resistente, pois há uma economia considerável tanto de água como de eletricidade. Pesquisas recentes estabeleceram que a lavagem a 30° C parece ser a melhor em termos de eficácia, duração e consequente consumo de eletricidade e água.
  • Classe energética: outro fator a avaliar diz respeito à decisão de compra de uma máquina de lavar roupa de classe energética elevada (normalmente classe A ou A+). É, claro, algo a ter em conta na hora de comprar e, como sabe, não se compra uma máquina de lavar nova todos os dias. No entanto, é uma solução que pode fazer uma diferença significativa.
  • Horário: uma estratégia que nem todos adotam, mas que pode permitir economias significativas, é lavar a roupa em determinados horários mais vantajosos do ponto de vista do consumo. Os recomendados são geralmente os horários vespertinos e noturnos, de segunda a sexta-feira. Durante o final de semana e feriados, por outro lado, qualquer horário é conveniente.
  • Carga: parece óbvio dizer, mas para diminuir o número de lavagens e, consequentemente, economizar dinheiro, ligar a máquina de lavar sempre com a carga completa certamente é um bom hábito. Claro, é preciso ter cuidado para não carregá-la excessivamente, arriscando comprometer a qualidade e a eficácia da própria lavagem.
  • Manutenção: por último, mas não menos importante, um fator decisivo para o bom funcionamento do aparelho e consequente economia constante é a manutenção. Cuidar da limpeza periódica da máquina de lavar, principalmente quando se trata de calcário persistente, pode evitar avarias que inevitavelmente afetariam o consumo.

Você já implementa rotineiramente essas estratégias?