Não há necessidade de comprá-los: 8 itens do dia a dia que você pode fazer em casa
Estamos tão acostumados a comprar tudo o que precisamos nas lojas, que agora, quando percebemos que precisamos de algo, imediatamente vamos comprá-lo, sem nos perguntar se poderíamos fazê-lo facilmente e economizar dinheiro. Muitos produtos descartáveis, no entanto, poderiam ser preparados em casa em poucos minutos de trabalho e durar muito mais do que seus equivalentes comerciais, com benefícios significativos não apenas para nossas carteiras, mas também para o meio ambiente.
Então, que tal tentar dar mais um passo antes de correr para as lojas de departamentos, da próxima vez que sentir falta de alguma coisa? Você pode descobrir que não precisa necessariamente sair para comprá-lo e pode obter muita satisfação com a preparação em casa! Sugerimos abaixo 8 produtos que compramos todos os dias e que poderíamos, em vez disso, produzir com DIY.
1. Esponja para pratos
As esponjas da louça são o objeto mais sujo de toda a casa e para garantirmos sempre a correta higiene das nossas louças devemos obrigatoriamente trocá-las uma vez por semana. Para evitar essa compra semanal, podemos substituir as esponjas por escovas, que são mais higiênicas porque secam mais rápido e, portanto, menos propensas à proliferação de sujeira e germes, ou podemos fazê-las em casa com DIY, lavando-as regularmente e reutilizando-as.
São muitos os objetos que podem ser reciclados desta forma: camisolas velhas, meias, toalhas, lençóis de flanela, juta, fibras de coco, redes de fruta; além disso, para prepará-las, basta cortar alguns retângulos de tecido e costurá-los. Prático, fácil e rápido! Use-as como esponjas descartáveis normais, lavando-as todas as semanas.
2. Discos removedores de maquiagem
As almofadas desmaquilhantes são ferramentas muito úteis para nos mimarmos e nos dar uma massagem noturna que nos relaxa e nos leva ao descanso. Se usarmos maquiagem todos os dias certamente seremos obrigadas a comprar pacotes de almofadas demaquilantes de forma regular, por isso que produzi-las em casa irá nos pertimitir poupar consideravelmente.
Também nesse caso pode reciclar objetos antigos que tenha em casa, como t-shirts macias ou lençóis de flanela ou, se pretender uma ação mais esfoliante, até uma toalha macia. O importante é que o tecido seja 100% algodão (ou esponja no caso da toalha) e que seja macio. Para o preparo você também vai precisar de alfinetes, máquina de costura ou cola para o tecido.
3. Filme plástico para alimentos
thefrugalcrafter Lindsay Weirich/YouTube
O papel filme é a nossa primeira escolha quando se trata de usar o envoltório para cobrir e proteger nossos alimentos. No entanto, esse produto, além de libertar compostos potencialmente nocivos para a nossa alimentação se não for utilizado corretamente, é um produto de difícil reciclagem e por isso seria preferível substituí-lo por alternativas mais ecológicas.
Para qualquer coisa que você não possa cobrir simplesmente colocando-a em um recipiente, existe uma alternativa natural ao plástico para embrulhar alimentos. Para prepará-lo você só precisa de tecidos de algodão, recicláveis de camisetas velhas, lençóis, guardanapos ou toalhas, cera de abelha e um ferro de passar. Você pode reutilizá-lo simplesmente enxaguando-o com água morna e sabão neutro.
4. Enxaguante bucal
O enxaguante bucal é um passo fundamental em nossa higiene bucal diária, mas será que realmente temos certeza dos ingredientes dos enxaguantes bucais comerciais? Seu consumo também envolve um gasto recorrente que pode ser drasticamente reduzido preparando seu enxaguante bucal em casa com alguns ingredientes simples: bicarbonato, óleos essenciais e especiarias são de fato excelentes aliados da higiene bucal, basta diluí-los em água para um enxaguante bucal perfeito e natural.
5. Farinha de rosca
Certamente já aconteceu com você quando criança ver suas mães ou avós colocarem pão velho no liquidificador e reduzi-lo a migalhas que depois usaram como farinha de rosca. Esta é uma forma de reciclar o pão velho destinado ao lixo e permite-lhe poupar na compra de farinha de rosca para as suas receitas.
Você pode usar qualquer tipo de pão para esse fim e levará apenas alguns minutos para passá-lo pelo processador de alimentos, até as crianças podem se divertir dando uma mãozinha!
6. Papel absorvente
Os rolos de papel toalha são agora onipresentes em nossas cozinhas e são usados de mil maneiras diferentes, assim como os guardanapos de papel. Por essa razão, eles são um item de despesa bastante importante no final de cada mês. Você também pode economizar nessa despesa, antes de tudo voltando a usar guardanapos de pano em vez de papel quando estiver à mesa. Para todos os outros usos, você pode preparar um rolo de toalhas de papel reciclando tecidos e toalhas velhas.
7. Absorventes
Absorventes e fraldas são um gasto decididamente pesado no orçamento mensal, além de serem produtos não recicláveis que entopem o nosso lixo. Esses produtos também contêm vários compostos químicos, que podem irritar a pele. Você pode facilmente fazer alternativas mais naturais que sejam amigas da nossa pele e do meio ambiente simplesmente usando tecidos naturais e uma máquina de costura. A sua pele, o seu bolso e o ambiente agradecem!
8. Alimentos para animais de estimação
Nossos animais de estimação agora fazem parte de nossas famílias e muitas vezes são tratados como crianças. Então, devemos cuidar muito bem da alimentação deles. Os produtos comerciais para sua dieta, além de serem produtos artificiais e, portanto, ricos em substâncias potencialmente nocivas, costumam ser muito caros. Alternativas naturais e caseiras se tornam assim uma possibilidade não só para mimar o nosso animal de estimação, mas também para poupar dinheiro.
Basta prestar atenção aos alimentos que os nossos animais não podem comer, basta uma rápida pesquisa na web para encontrar as receitas mais adequadas para a sua alimentação.
Pronto para experimentar esses métodos alternativos de economia?