6 alimentos que você nunca deve conservar a vácuo
Após a invenção das geladeiras e freezers, certamente o próximo passo que ajuda tantos de nós a conservar os alimentos por mais tempo são as embalagens a vácuo. Recorrer a elas, de fato, nos permite manter os alimentos frescos durante mais tempo do que simplesmente colocá-los no frigorífico e, se depois os congelarmos, temos ainda a vantagem de ter espaço para muito mais alimentos, visto que o vácuo reduz muito o volume das embalagens de alimentos.
Podemos, portanto, fazer uso dessa técnica sempre que vamos às compras, apenas para não ter que fazer isso com muita frequência e administrar melhor as finanças e o tempo. Tudo o que você precisa é de uma embaladora a vácuo, e no mercado você encontra algo para todos os gostos e bolsos. Mas quando não devemos recorrer à embalagem a vácuo? Aqui estão alguns alimentos que não podem ser armazenados dessa maneira.
- Queijos de casca florida: certos queijos, como aqueles de textura macia que apresentam a típica casca esbranquiçada e levemente peluda (pense no famoso brie, e muitos outros queijos de vários países), não podem ser colocados em embalagens a vácuo. Estraga a textura e o sabor. Para esses você precisa de papel de queijo, que os conserva, principalmente se em porções não muito grandes, por uma semana sem problemas. O importante é cobrir a pasta mole interna em contato com ela, para que não resseque em contato com o ar.
- Queijos frescos: é preferível não embalar a vácuo também os queijos muito frescos e sem tempero (todos úmidos, macios e cremosos - da mussarela à ricota, passando por muitos outros). Esses devem ser consumidos rapidamente, geralmente dentro de 2-4 dias no máximo.
- Cogumelos frescos: você não pensaria assim, mas os cogumelos estragam mais rápido quando embalados a vácuo. Melhor guardá-los na geladeira e consumi-los rapidamente. No entanto, eles podem ser congelados, mas depois devem ser consumidos apenas cozidos e, em particular, devem ser cozidos ainda congelados.
- Bananas frescas: se por acaso você tiver sobras de bananas que não quer deixar estragar antes de consumi-las, infelizmente embalar a vácuo não é a solução, pois assim como os cogumelos, elas apodrecem rapidamente em ambientes anaeróbicos.
- Maçãs inteiras: as maçãs podem ser embaladas a vácuo, mas somente se cortadas e polvilhadas com suco de limão, que as conservará melhor.
- Cebola e alho: como no caso dos cogumelos, esses vegetais, uma vez embalados a vácuo, podem ser afetados pelo crescimento de bactérias com sérios riscos à saúde. É melhor armazená-los ao ar livre até que sejam cortados (ou descascados) e usados em um ou dois dias de qualquer maneira.
Frios, certos tipos de carne e peixe fresco, por outro lado, podem ser embalados a vácuo. Com que frequência você o utiliza para suas compras?