Pintar as paredes da casa com combinação de cores: 10 escolhas possíveis
Na hora de mobiliar uma casa, um item de fundamental importância é representado pela cor das paredes. A escolha da cor é de fato útil para criar o ambiente certo e tornar o ambiente mais confortável, ajudando a valorizar a luz e os espaços, além de dar o primeiro toque de personalidade ao ambiente doméstico.
Ao cometer um erro nessa decisão, corremos o risco de penalizar a luminosidade de um ambiente ou reduzir ainda mais um espaço já estreito ou, pelo contrário, tornar ainda mais dispersiva um ambiente já muito grande. Tudo isso pode se traduzir em uma constante sensação de mal-estar, influenciando negativamente o estado de espírito dos habitantes mas também dos hóspedes.
Listamos abaixo os critérios a serem seguidos na escolha da combinação certa, sugerindo também 10 combinações possíveis.
Critérios de escolha
Para escolher a cor mais adequada para as suas paredes é fundamental prestar atenção em alguns elementos importantes:
- pisos: existem inúmeros tipos de pisos, que também se distinguem pela cor, e é fundamental ter isso em mente na hora de escolher a cor das paredes, pois as duas tonalidades terão que coexistir por muito tempo;
- exposição solar: a exposição solar é também um elemento chave na escolha da cor mais adequada para as paredes, o que pode ajudar ou penalizar ambientes pouco iluminados ou pequenos.
- móveis: se o móvel já estiver presente, é importante que a cor das paredes combine com a do móvel, vice-versa terá que se levar em consideração a cor das paredes na hora de escolher o móvel.
- psicologia: é bom lembrar que as cores têm a capacidade de influenciar nosso humor.
- gosto pessoal: no entanto, lembre-se sempre que o seu gosto pessoal é o árbitro final de qualquer decisão em termos de mobiliário e decoração. Vocês são as pessoas que vão passar a maior parte dos dias naquela casa, é importante que gostem!
1. Cores claras para ambientes pequenos
Para dar profundidade a um cômodo pequeno, escolha cores claras que deem brilho, tornando o cômodo visualmente mais espaçoso.
2. Sala criativa
Se você deseja estimular a criatividade em sua área de estar, opte por cores mais vivas, como um azul intenso. Mas atenção à luminosidade: essa escolha só é indicada para ambientes muito claros, que não serão afetados pelo tom escuro.
3. Cozinha pastel
Para as paredes da cozinha, as cores ideais são os tons pastéis, que decoram sem cansar e se adaptam bem à maioria dos móveis.
4. Cores brilhantes
Porém, se a cozinha é o seu reino, onde você dá asas à sua criatividade, ou se deseja valorizar móveis brancos ou muito claros, também pode ousar com cores mais claras ou mais escuras.
5. Cores neutras
Uma combinação de cores neutras, como cinza e branco, ajudará a destacar um piso e outros elementos de decoração, dando um toque de elegância a todo o ambiente.
6. Quarto
Para o quarto, prefira cores relaxantes como o verde, talvez pintando uma única parede em contraste com o branco.
7. Quarto das crianças
Para o quarto das crianças você pode escolher cores mais alegres, sempre optando por tons relaxantes como celeste ou azul. Uma excelente ideia é aproveitar a cor dos complementos de decoração nas paredes ou realçar os móveis brancos com uma parede azul ou verde brilhante.
8. Banheiro
Na hora de escolher as cores para o banheiro, deixe-se guiar pelo espaço: se o cômodo for muito pequeno e escuro, principalmente se o banheiro for cego, então prefira cores claras que deem luz e profundidade ao ambiente.
9. Cores contrastantes
Alternar cores contrastantes também é uma ótima maneira de decorar paredes. O amarelo, por exemplo, serve bem para alternar tanto com outras cores quentes, mas mais vivas, como laranja ou vermelho, quanto com cores frias, como verde ou azul.
10. Rosa e cinza
Por fim, até mesmo os diferentes tons de rosa são bastante indicados para decorar as paredes, dando um ar elegante e clean ao ambiente. Esta cor, por exemplo, é particularmente adequada para combinar com uma parede escura contrastante, como o cinza.
E você, como pintou as paredes da sua casa?