5 arbustos resistentes e de crescimento rápido para um jardim de conto de fadas
No jardim é sempre bom se rodear de vegetação, de árvores e arbustos com folhas e flores coloridas, que decoram o nosso recanto exterior ao mesmo tempo que oferecem sombra e frescor. A escolha das plantas a inserir nesses espaços é praticamente infinita, mas depois toda uma série de parâmetros nos orientam, por vezes nos limitam: desde as necessidades de cultivo impostas pelo local onde nos encontramos, até ao espaço disponível e às relações de vizinhança, existem muitos fatores que levam a escolher plantas menos volumosas do que muitas árvores que fazem nosso coração bater mais forte.
Assim, os arbustos se tornam uma categoria para investir, especialmente se forem particularmente resistentes e não exigirem muitos cuidados. Abaixo indicamos 5 deles que são lindos de se ver e fáceis de cuidar.
Diervilla (arbusto madressilva)
É uma planta da família das madressilvas que, ao contrário das mais conhecidas, não tem hábito trepadeira, mas cresce como arbusto. Originário do Nordeste da América, foi introduzido na Europa em 1700 pelo cirurgião francês Dr. Marin Diereville, a quem deve o seu nome.
Produz arbustos de um a dois metros de altura e diâmetro equivalente, que também tendem a se espalhar nas proximidades. Possui folhas lanceoladas e dentadas, que adquirem cores quentes e verdadeiramente belas no outono. Algumas variedades também apresentam folhas arroxeadas no resto do ano. No início do verão, então, aparecem pequenas flores amarelas tubulares.
Exige pouca manutenção e resiste tanto à seca como às duras temperaturas do inverno, até -35° C. É também uma excelente planta melífera.
Cornus alba Sibirica
A peculiaridade desse arbusto está na cor de seus galhos, de um vermelho vivo que os faz parecer corais em terra firme. Eles se tornam totalmente visíveis a partir do outono e durante todo o inverno, tornando-os um ótimo complemento para o jardim quando geralmente é mais incolor. Também pode ser cultivado em grandes tanques.
Nas zonas temperadas, pode viver ao ar livre durante todo o ano, mas ainda prefere o sol para produzir cores mais brilhantes. Ele não gosta da maresia. Adapta-se a vários tipos de solo, mas prefere os bem férteis. Quanto à irrigação, é quase autossuficiente depois de tomar posse da terra, mas se for cultivado em vasos será necessário verificar quando o solo secar completamente.
Destacamos também a variedade Cornus alba Elegantissima, que apresenta folhas variegadas.
Sabugueiro
Muitas vezes não é considerado um arbusto ornamental, mas é realmente muito bonito tanto no período de floração, com suas flores brancas em forma de guarda-chuva, quanto quando está cheio de cachos de bagas pretas. Não é nada exigente em termos de cultivo e cresce bem nas cidades, mesmo na presença de poluição atmosférica.
Tolera meia sombra, mas para ter flores luxuriantes é melhor colocá-lo em locais ensolarados. Em vez disso, o solo deve ser rico, macio e bem drenado.
Muitas vezes autossuficiente em termos de irrigação, em caso de seca prolongada o solo deve ser regado para mantê-lo úmido em intervalos regulares.
Physocarpus
Essas plantas também são resistentes a -30° C e toleram o calor, mas precisam que o solo permaneça sempre levemente úmido. Perfeitas a pleno sol, crescem bem (com um pouco menos de flores) em meia sombra. O solo deve ser ligeiramente ácido, macio e fresco. Existem variedades com folhas verdes e flores brancas e outras com folhagem vermelha escura e flores vermelhas.
Weigela
Arbusto rústico e caducifólio, tem uma floração inicial abundante no final da primavera mas também volta a florir no final do verão. Deve ser colocado em áreas ensolaradas ou em áreas sombreadas apenas por algumas horas, enquanto no que diz respeito às temperaturas também pode resistir a invernos frios e prolongados. O solo ideal é um pouco argiloso, mas também crescem em outras condições. Esta planta também é resistente à poluição, mas não tolera bem a seca.
Qual desses arbustos você mais gosta?