Espaço vertical: 11 ideias para encontrar um lugar para as plantas no jardim ou na varanda
Seria bom poder sair de casa e encontrar-se sempre imerso em uma clareira, um pequeno bosque, entre mil flores e perfumes. Resumindo, o ideal seria ter tanta natureza sempre perto de nós, mas é difícil ter tanto espaço. No entanto, isso não significa que, quando as varandas e os jardins são menores, você não possa desfrutar de um cantinho verde. De fato, se faltar a superfície no chão, o espaço provavelmente pode ser recuperado pensando verticalmente.
É aqui então que as jardineiras construídas junto à parede da casa ou ao longo dos limites do jardim, bem como os canteiros elevados que correm ao longo de uma avenida ou cerca, vão nos dar a oportunidade de decorar com arranjos adoráveis mesmo em pequenos espaços. Inspire-se com as ideias abaixo.
Uma rede resistente encostada na parede ou cerca e, em seguida, jfloreiras ou vasos, para enchê-la. Um pouco como painéis perfurados, só que para criar um pequeno jardim vertical.
Em vez de uma rede, então, você pode criar um suporte para ser fixado diretamente na parede, feito de madeira. Pode ser construído com madeira de pallet, madeira retirada de lojas de bricolagem, ou ainda com estrado, com ripas de madeira. Você pode deixá-la em sua cor natural ou pintá-la como preferir, para harmonizar com os vasos e as cores dos móveis ao redor.
Outra ideia de suportes para pendurar vasos: bastões, tal como se vê em certos móveis para equipar as paredes da cozinha, escritório ou atelier doméstico.
Ao criar uma moldura com madeira, ela pode ser preenchida com malhas como as usadas para cercas, bem esticadas. Você pode adicionar vasos de terracota a ela e, assim, preenchê-la com plantas.
Até o ferro forjado se presta a criar suportes artísticos para serem fixados na parede, para depois pendurar vasos e floreiras.
Por vezes o espaço para criar uma zona verde existe apenas ao longo das paredes da casa ou no limite do pátio ou jardim, por isso que o aproveitamento de todo o espaço vertical pode significar a montagem de longas prateleiras, como uma antiga escada, e depois alguns suportes no alto, onde pendurar vasos de plantas.
As paredes verdes são por vezes utilizadas para sombreamento, assim, perto de casa - mesmo em uma varanda - cultivar vinhas que têm os "pés" nos grandes vasos e depois se desenvolvem ao longo das treliças que funcionam como tenda, é uma ideia a considerar.
Sempre pensando em espaços externos limitados, os canteiros elevados se tornam muito confortáveis: colocam as plantas em uma altura mais fácil de manejar na hora de fazer podas, adubações e limpezas, além de ajudar a manter o solo mais limpo, sendo capaz de andar sobre ele sem problemas.
Podem até acomodar espaços para sentar, como esses canteiros altos e estreitos!
Nessas áreas, é bom alternar plantas que cresçam mais altas com outras que preencham abaixo.
E se você realmente tivesse apenas um quadrado de espaço, daqueles que facilmente se tornam um depósito externo para objetos pouco usados, uma floreira de madeira de vários níveis poderia hospedar seu mini jardim: muito mais agradável de se olhar!
Você já criou jardins e canteiros "verticais"?