Jardim frontal pequeno: 10 soluções para aproveitá-lo ao máximo
Por mais pequeno e subutilizado que seja, o jardim da frente da nossa casa é pelo menos tão importante quanto o jardim dos fundos. Ele é o primeiro encontro que os hóspedes e vizinhos têm com o ambiente da nossa casa e é fundamental para determinar a impressão que terão de nós.
Na verdade, um jardim frontal pode dizer muito sobre a pessoa que vive dentro dos muros que o precede e, certamente, se não for cuidado, não será um bom começo para dialogar com ninguém.
Que você tenha uma grande paixão pela jardinagem ou apenas queira ver o jardim em ordem sem esforço, sugerimos 10 soluções possíveis para a aproveitar ao máximo, tornando o seu cartão de visita muito mais cativante.
1. Clássico
Se você tem um gosto clássico e quer expressá-lo também na decoração da sua casa, então uma entrada simples cercada por um gramado inglês é a escolha certa para você. Para delimitá-lo, coloque seus vasos com árvores altas: à medida que crescem, criarão uma pérgula sombreada na calçada e, com as flores da primavera, trarão cor e alegria.
2. Triunfo do verde
Mesmo um canteiro simples de plantas verdes no centro de um gramado bem cuidado dá uma aparência muito clássica, limpa e arrumada ao seu jardim da frente.
3. Jardim de pedras
Se, por outro lado, você adora a aparência seca e áspera das pedras, o jardim de pedras é ideal para você. Você pode optar por brincar com as cores na hora de escolher as plantas, o efeito final será maravilhoso.
4. O jardim dos preguiçosos
Se não tem tempo ou vontade de cuidar do seu jardim, precisa de um espaço arrumado e cuidado sem intervenção humana. O ideal é um jardim de palha ou pedras, talvez de uma cor diferente, com algumas plantas suculentas espalhadas aqui e ali. Ele vai prosperar por conta própria por anos.
5. Espetacular
Se gosta de aparecer e quer ser notado por todos os transeuntes, um espetacular jardim é a resposta certa para as suas necessidades. Um gramado bem cuidado, canteiros cheios de plantas perenes e arbustos floridos, em uma grande abundância de cores e formas. A teatralidade está garantida.
6. Florido
Se as flores são a sua verdadeira paixão e adora se rodear das suas cores vivas e aromas inebriantes, o ideal é criar canteiros em todo o espaço disponível. Aproveite também o alpendre ou a marquise da entrada para floreiras suspensas. Você vai amá-las.
7. Bonito e acessível
Adora a ideia de um jardim espetacular, mas não tem tempo nem dinheiro para isso? A solução é criar um canteiro de flores ricamente composto usando plantas de baixa manutenção. Existem muitas espécies altamente resistentes, capazes de dar o seu melhor mesmo em condições difíceis. Elas lhe darão um jardim digno de Oscar com o mínimo de esforço.
8. Arquiteturas coloridas
Você não gosta de jardinagem, mas ainda gostaria de um jardim bem cuidado, elegante e impactante. Você pode criá-lo facilmente usando pedras coloridas espalhadas em torno de alguns arbustos de baixa manutenção. A visita do jardineiro de vez em quando será obrigatória, como a sua no cabeleireiro, mas será realmente um jardim eficaz sem nenhum esforço.
9. Controle de ervas daninhas
Você ama plantas e às vezes se permite algumas horas de jardinagem, mas odeia a tarefa ingrata de arrancar ervas daninhas? Você já pensou em um mulching para seus canteiros de flores? Mata naturalmente as ervas daninhas, não seca no verão, fica maravilhoso mesmo no meio do inverno.
10. Artístico
Se você deseja que seu jardim também expresse seu lado artístico, divirta-se combinando objetos, pedras, plantas e flores no mesmo canteiro. Crie desenhos e motivos, reconstrua paisagens. Dê asas à sua criatividade.
E você, que tipo de jardim frontal prefere?