Canteiro de flores tipo fechadura: a estrutura econômica, bonita e autossuficiente, para economizar recursos preciosos

por Roberta Freitas

05 Abril 2023

Canteiro de flores tipo fechadura: a estrutura econômica, bonita e autossuficiente, para economizar recursos preciosos

Os canteiros "keyhole gardens" são uma invenção dos anos 90 nascida na África, e que ao longo do tempo também encontrou espaço nos jardins de várias partes do mundo. São canteiros elevados, que devem o seu nome à forma, que lembra a forma de uma antiga chave.

A sua força reside no fato de otimizarem os recursos, levando a regas menos frequentes, e ao mesmo tempo também otimizarem o espaço, facilitando a gestão do próprio canteiro.

Você pode construí-los com tantos materiais diferentes e também pode brincar um pouco com a forma geral. Leia para saber mais: eles podem se tornar a nova adição sensacional ao jardim, talvez para uma horta ou um canteiro de ervas aromáticas.

Tutorial via sustainablog.org

Tutorial via sustainablog.org

Os primeiros exemplos de jardins fechados surgiram na década de 1990, para uso dos habitantes do Lesoto, uma pequena nação sul-africana muito propensa à seca e à erosão do solo. Esse tipo de canteiro, portanto, chegou como uma solução eficiente para a escassez de recursos locais, garantindo às pessoas uma fonte segura de alimentação.

Tutorial via 5acresandadream

Tutorial via 5acresandadream

Nestes canteiros, as plantas que acabaram de ser plantadas alimentam-se das que já se encontram em processo de decomposição, num ciclo contínuo que minimiza o desperdício. Na verdade, no centro é colocada uma composteira, que pode ser feita de várias maneiras. Isso alimenta constantemente o solo ao redor, e todo o canteiro pode ser construído com poucos materiais, de forma rápida e barata.

Se a água for dosada com sabedoria, talvez aproveitando a água da chuva e toda a água limpa (e não salgada) que se usa em casa, até esse consumo é reduzido.

Tutorial via gardengatemagazine.com

Tutorial via gardengatemagazine.com

A estrutura desses canteiros normalmente envolve a construção de uma parede em forma de círculo, com um recesso. Pense nisso um pouco como o desenho de um bolo que está faltando uma fatia. Esse recesso é necessário para poder tocar e trabalhar confortavelmente em cada planta em qualquer lugar do canteiro.

A parede de contenção é geralmente feita de tijolos clássicos, pedras ou mesmo outros materiais, como tijolos vazados de concreto.

Online você também encontrará exemplos de canteiros de flores tipo fechadura construídos com muitas técnicas diferentes.

Tutorial via familyfoodgarden.com

Tutorial via familyfoodgarden.com

Existem tutoriais e ideias, por exemplo, para criar lindos canteiros elevados com madeira.

Mas os de pedra também são muito bonitos. E dentro você também pode plantar espécies ornamentais, não necessariamente comestíveis.

Tutorial via ruralsprout.com

Tutorial via ruralsprout.com

Chapa reforçada com tubos de PVC que preservam sua forma, outra ideia econômica e eficaz.

A forma geral, então, também pode mudar um pouco: também é possível fazer, por exemplo, ferraduras. O importante é que não falte o recesso no centro.

Os quadrados também são muito fofos!

Eles podem então ser finalizados de várias maneiras e, assim, ter um mini-jardim autossuficiente.

Você gostaria de criar seu próprio canteiro tipo fechadura?